População e representantes da saúde são ouvidos na Câmara

Vereadores e representantes da Santa Casa, Conselho de Saúde e Secretaria da Saúde se reuniram na manhã desta terça-feira (18/09) com familiares e amigos de dois moradores da cidade que morreram, recentemente, no município após terem sido atendidos no Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades (CAUE) e Santa Casa.

O objetivo da reunião foi analisar o atendimento prestado aos dois pacientes nos estabelecimentos de saúde do município, além de esclarecer dúvidas para traçar planos de melhorias na área.

Além dos moradores, participaram do encontro os vereadores Henrique Conti (PV); Aguiar (PMDB); Israel Scupenaro (PMDB); Tunico (PMDB); Fábio Damasceno (PMDB); Lourivaldo Messias de Oliveira, o Lorival (PT); dr. Moysés Abujadi (PSD); o presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB); o provedor e o administrador da Santa Casa, pastor Anips Spina  e João dos Santos Geraldo; a presidente do Conselho de Saúde, Carmen Lilian Moraes Calças; o secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni e o diretor técnico do CAUE, dr. Ricardo Vieira.

Após o relato emocionado dos familiares e amigos que reviveram o drama de seus entes em busca de atendimento eficaz, os responsáveis pelos estabelecimentos de saúde foram questionados a respeito da conduta de funcionários, médicos e procedimentos burocráticos de cada caso apresentado. A principal queixa foi com relação ao atendimento de pronto socorro, que, atualmente, é feito no CAUE e somente após avaliação o paciente é encaminhado à Santa Casa. 

Os vereadores se sensibilizaram com as histórias e cobraram dos órgãos uma reposta à família e também diversas
medidas para que não haja insatisfação e denúncias de mortes relacionadas à falta de atendimento médico adequado. “Iremos estudar o contrato de atendimento do SUS com a prefeitura e Santa Casa para que a população não seja prejudicada. É um assunto complexo que exige conhecimento técnico e se todos nos envolvermos com essa causa, poderemos evitar que nosso povo sofra com isso”, afirmou o presidente da Câmara, Paulo Montero. 

Ao final da reunião, conforme foi acordado, os familiares receberão as cópias de sindicâncias internas que serão abertas na Santa Casa e no CAUE com os dados apurados dos dois casos.