Santa Casa presta esclarecimentos aos vereadores sobre situação financeira do hospital

 

Os vereadores Lorival Messias (PROS), César Rocha (PV), Israel Scupenaro (PMDB), Kiko Beloni (PSDB) e Léo Godói (PT) participaram de reunião, na tarde desta segunda-feira, 20, com a diretoria da Santa Casa, que apresentou a atual situação financeira do hospital. Segundo dados mostrados pelo provedor Anips Spina, até setembro deste ano, a unidade estava com saldo negativo de R$ 4,4 milhões. O valor se refere aos atendimentos oferecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

 

Na apresentação, a diretoria afirmou que são necessárias mudanças para evitar que os atendimentos sejam prejudicados. Alguns dos pontos defendidos pelo hospital são a atualização da tabela de referência do SUS e o aumento no repasse de recursos da Prefeitura.

 

De acordo com o coordenador do Plano de Saúde da Santa Casa, Hiran Pimentel, desde janeiro, o contrato do hospital com a Administração Municipal – que poderia amenizar a situação financeira da unidade - está em análise no Departamento Jurídico da Prefeitura. “Quem dá o atendimento gratuito não é o hospital filantrópico, mas o município”, afirmou.

 

O vereador Lorival destacou que faltam também repasses maiores por parte dos Governos Federal e Estadual. “O repasse é quase nada. O município que arca com grande parte desses gastos”, disse.