Professor Marcelo Yoshida

PT

Marcelo Yoshida é filho de Shigeru Yoshida e Marisa Mariko Yanachi Yoshida, descendentes de imigrantes japoneses que vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vida e para construir um futuro melhor.

Passou a infância entre os pés de goiaba, ajudando os pais na roça e a Associação Nipo Brasileira do Bairro Macuco, onde estudava japonês e convivia com outros membros da comunidade nipônica em algumas festividades.

É formado em Direito pela PUC de Campinas e em História pela Unesp de Franca. É professor de História da rede pública municipal de ensino de Valinhos e coordenador do Cursinho Popular Contexto, projeto voluntário de ensino com o objetivo de preparar estudantes para os vestibulares. Projeto este que já contribuiu para que quase uma centena de estudantes valinhenses pudesse acessar as universidades públicas e privadas do estado de São Paulo.

Foi membro da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB de Valinhos e do Espaço Cultural Luís Ferreira, ambientes em que entrou em contato com setores da sociedade e pode realizar trabalhos de acesso à cidadania.

Possui também um passado de atleta. Começou a praticar Kung Fu aos 18 anos de idade, na Academia Shaolin Valinhos, onde obteve destaque em apresentações em cidades da região, bem como em competições de Wushu Tradicional, chegando a compor a seleção Brasileira de Kung Fu Wushu entre os anos de 2007 a 2010. As maiores conquistas foram um terceiro lugar no campeonato Sul-americano de Kung Fu Wushu e um terceiro lugar no Terceiro festival Internacional de Kung Fu realizado na China, no ano de 2010.