Câmara autoriza concessão de estacionamentos regulamentados para a iniciativa privada

 

A Câmara autorizou, na sessão de terça-feira (7/04), a concessão de áreas de estacionamento regulamentado para a inciativa privada. O projeto encaminhado pelo Poder Executivo teve o apoio de 12 vereadores, número suficiente para aprovação do texto. Após a sanção do projeto pelo prefeito Clayton Machado (PSDB), a Prefeitura poderá abrir um PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse – convidando empresas que apresentarão estudos para auxiliar na elaboração do edital de concessão.

 

De acordo com os vereadores favoráveis à proposta, somente após a conclusão dos estudos será possível saber qual a solução ideal para melhorar o estacionamento nos espaços públicos de Valinhos.  Em algumas cidades, onde o serviço foi concedido para a iniciativa privada, a conclusão foi pela instalação de parquímetros, como em Vitória (ES) e São José dos Campos (SP). Na cidade paulista são 95 parquímetros espalhados pelo município.

 

Durante a discussão do projeto, o vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) destacou a importância da modernização dos serviços públicos. Segundo ele, a terceirização de algumas áreas deve ser feita para que a Prefeitura possa investir em outros setores. “O município está cuidando da saúde, da educação e de outras áreas que são prioridades”, discursou.

 

A mesma opinião teve o vereador Henrique Conti (PV). “No mundo em que estamos vivendo, não é mais função do Poder Público cuidar de zona azul (...) A cidade quer esse projeto”, disse.

 

Os vereadores Dinho (PCdoB) e Lorival Messias (PROS) ressaltaram que a melhoria no sistema de estacionamento da cidade é uma reivindicação de comerciantes. Segundo Lorival, a ACIV – associação que representa a categoria – luta há mais de 5 anos para encontrar uma solução e resolver o problema de falta de vagas de estacionamento. “Isso é um avanço para a população”, afirmou o vereador.

 

 

Vereadores contrários à concessão temem aumento no custo para valinhenses

 

O projeto de concessão de áreas de estacionamento teve votos contrários de 5 vereadores: Giba (PDT), Tunico (PMDB), dr. Orestes Previtale (PMDB), Léo Godói (PT) e dr. Pedro Damiano (PR). Na tribuna, o vereador Tunico disse estar preocupado com o possível aumento nos valores pagos para estacionar os veículos nas ruas da região central. Ele também criticou a falta de informações mais detalhadas no projeto. “O atual sistema de zona azul, bem fiscalizado, ainda é eficiente (...) Talvez a ideia seja boa, mas tenho de votar o que está no papel”, pontuou.

 

Para o vereador Giba, a melhoria no sistema de estacionamento não depende da concessão do serviço. “O problema poderia ser resolvido com maior fiscalização (...) O projeto vai deixar o estacionamento mais caro e a Prefeitura deixará de arrecadar recursos com a zona azul”, completou.