Greve de ônibus em Valinhos é discutida pelos vereadores durante a sessão

 

Os vereadores discutiram, na sessão desta terça-feira (12), a greve de ônibus que causou prejuízos a passageiros de Valinhos nesta semana. Os veículos não saíram da garagem na segunda pela manhã e só retornaram a circular no final da tarde de terça, quando a empresa Rápido Luxo depositou o salário dos funcionários. O pagamento era para ter sido feito no quinto dia útil.

 

Atualmente, a empresa possui apenas a permissão para operar o transporte na cidade. Sem contrato de concessão, o controle do poder público não consegue ser eficiente e, por isso, a Prefeitura já trabalha para realizar licitação para escolha da empresa que será responsável pelo transporte municipal. O projeto que autoriza a concessão do serviço foi aprovado na Câmara no final de 2014.

 

De acordo com o líder do governo na Câmara, o vereador Dinho (PSD), o edital de licitação já foi publicado, mas uma das empresas interessadas questionou o documento, travando o processo. Ele ressaltou, no entanto, que acredita que a licitação deve ocorrer em breve, já que a área jurídica da Prefeitura conseguiu reverter a situação. “Com esse documento [de concessão], vamos ter condições jurídicas de cobrar ações mais enérgicas para que a empresa não use os funcionários como massa de manobra para obter aumento na passagem”, disse.

 

Tanto Dinho, quanto o vereador Israel Scupenaro (PMDB), que também se posicionou na tribuna, acreditam que a greve foi causada para pressionar o município a autorizar a elevação na tarifa. Em Campinas e Vinhedo, a passagem está R$ 3,80, já Valinhos conseguiu, até o momento, segurar o valor em R$ 3,50. Para o vereador Scupenaro, não há justificativa por parte da empresa Rápido Luxo para atrasar o pagamento de funcionários, já que todo o valor recebido pela empresa é antecipado. “A impressão que dá é que é uma forçada de barra para aumentar a passagem”, disse.

 

O vereador Léo Godói (PDT) discursou dizendo que a população sofre com a greve, assim como os funcionários da empresa. “A gente se posiciona ao lado dos trabalhadores. Eles têm todo o direito de reivindicar os seus salários”, afirmou.

 

O vereador Kiko Beloni (PSB) também criticou a paralisação do transporte na cidade. “Esperamos que a Rápido Luxo cumpra a parte dela e que a situação não volte a acontecer (...) A população de Valinhos não merece isso”, completou.