Debate histórico reúne pela primeira vez nesta campanha os três candidatos a prefeito

O Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Municipal, viveu um de seus grandes momentos na noite da última quinta-feira (30/08), quando os três candidatos a prefeito – Clayton Machado (PSDB), Alexandre Tonetti (PT) e Moysés A. Moysés (PMDB) – estiveram lado a lado, pela primeira vez nesta campanha eleitoral para participar do debate histórico promovido pela TV Câmara.
 
Foi a primeira vez que a TV Câmara realizou um debate desta natureza em seis anos de existência. O plenário ficou lotado de convidados, assessores e lideranças comunitárias e, do lado de fora, mais de duzentas pessoas ligadas aos três candidatos se dividiram em torcidas para acompanhar a transmissão ao vivo através de um telão.
 
A condução do debate ficou a cargo do jornalista, Marcelo do Canto, diretor de Comunicação da Câmara, que abriu a transmissão as 19h30. “Procuramos realizar o melhor para que os valinhenses pudessem ter acesso às propostas dos candidatos. Foi uma experiência nova e desafiadora”, disse Marcelo.
 
O debate estava dividido em cinco blocos. No primeiro os três candidatos tiveram cinco minutos para se apresentarem; no segundo, com base no sorteio de posicionamento nas bancadas, eles fizeram perguntas entre si; no terceiro e no quarto bloco, as perguntas eram sobre temas específicos – educação e cultura, saúde, segurança, meio ambiente, mobilidade urbana e saneamento e, no último bloco cada um teve mais cinco minutos para as considerações finais.
 
O debate possibilitou uma grande audiência para o canal 99 da NET e bateu recorde de acesso pela Internet. Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Montero (PMDB), o debate representou uma festa da democracia e um momento especial para a política valinhense. “A equipe da TV Câmara se empenhou para que tudo saísse conforme o planejado e de acordo com as regras estabelecidas com os coordenadores de campanha. Foi um momento histórico para a Câmara Municipal e para Valinhos”, disse Montero.
 
Ao final, em entrevista à TV Câmara, os três candidatos fizeram avaliação do debate e foram unânimes em elogiar a iniciativa e parabenizar o trabalho realizado pela equipe. Para o candidato da coligação “Por uma Valinhos ainda melhor” (PMDB/PTB/DEM/PP/PSB/PPS/PCdoB/PTC/PTN/PRP), Engenheiro Moysés, a Câmara Municipal, nestes 55 anos de emancipação política, cumpriu um importante papel com a cidade. “Entendo que foi um bom debate. Agradeço a vocês da equipe, ao Paulo Montero, presidente da Câmara e ao Marcelo do Canto que foi o mediador. A população pôde conhecer um pouco mais cada um dos candidatos. Foram poucas perguntas, mas entendo que o debate cumpriu sua função”, disse. Ao final, agradeceu a audiência dos valinhenses e pediu voto.
 
Para o candidato da coligação “Valinhos quer Renovação” (PT/PRTB/PSL/PSDC), Alexandre Tonetti, o debate foi mais uma oportunidade dele poder colocar suas ideias para a população valinhense. “Minha avaliação foi positiva. Acredito que é um exercício necessário para nossa cidade. Fico contente de poder apresentar um pouco mais do meu conhecimento técnico e político. Consegui demonstrar as diferenças políticas que existem entre eu e os outros dois candidatos”, afirmou. Ao final, também agradeceu e pediu voto.

 

O candidato da coligação “Valinhos pode ser melhor para você” (PSDB/PSD/PR/PTdoB/PHS/PSC/PRB/PMN), Clayton Machado, considerou que o debate foi importante e esclarecedor dentro dos temas que foram abordados. “Espero que as pessoas possam ter tido oportunidade de conhecer um pouco mais dos candidatos e de suas propostas. Peço que a população continue pesquisando a vida de cada um de nós e nossas propostas para governar Valinhos. Nossa cidade merece um coverno competente e eficiente e é isso que estamos propondo”, disse. Ao final, Clayton agradeceu e também pediu voto.
 
O debate foi encerrado as 22h30, conforme o acordado. Mesmo assim, muita gente aguardou do lado de fora a saída de cada um dos candidatos. “A sensação é do dever cumprido. Procuramos fazer o melhor e conseguimos realizar um debate bem organizado e com os três candidatos dispostos a apresentarem propostas. Quem ganhou com isso é a população de Valinhos. A TV Câmara cumpriu o seu papel. Quero agradecer a minha equipe pela dedicação e empenho nessa missão e também aos candidatos e covidados que deram um verdadeiro exemplo de cidadania”, finalizou Marcelo do Canto.
 
Debate na internet
O debate já está disponível no site de compartilhamento de vídeos Youtube (www.youtube.com), no canal da Câmara de Valinhos (cmvalinhos), dividido em cinco blocos.