Debate “Moradores de Rua – Pensando Juntos” terá 2ª edição na Câmara

 

O debate público “Moradores de Rua – Pensando Juntos” terá uma 2ª edição na Câmara de Valinhos na segunda quinzena de novembro. A decisão de prosseguir com as discussões sobre o assunto foi anunciada pela vereadora Dalva Berto (PMDB), autora de requerimento que possibilitou a realização do primeiro evento nesta quarta-feira (27).

 

Segundo Dalva, o problema de moradores de rua, que vem se agravando a cada dia na cidade, é de todos. “Justamente por seu dinamismo e também em função das ações em andamento na cidade, a situação necessita ser amplamente discutida para a busca de soluções”, ressaltou a vereadora, que irá propor, por meio de um novo requerimento a ser apresentado na próxima sessão ordinária, a promoção de mais um evento na Câmara sobre o assunto.

 

O primeiro debate envolveu os Poderes Legislativo e Executivo e o Terceiro Setor, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. O presidente do Legislativo, vereador Israel Scupenaro (PMDB) destacou que a Casa de Leis é democrática e foi feita para que as pessoas possam justamente tratar de assuntos de interesse público como é o dos moradores de rua. Também estiveram presentes os vereadores Edson Secafim (PP) e Mayr (PV).

 

A primeira explanação foi da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Dulce Maria de Paula Souza, que deu um panorama atual da situação no município. “Desde janeiro deste ano passamos a realizar um diagnóstico da situação e é claro que essa população de rua vem aumentando. Em março, eram 40 pessoas e hoje já estimo que esse número tenha dobrado, sendo que a predominância está na faixa de 22 a 35 anos. Essa característica é diferente do que vivíamos no passado”, relatou a secretária, ao salientar que o problema afeta não só Valinhos, mas várias outras cidades da região.

 

O secretário de Defesa do Cidadão, Roque José Stringhini, comentou que o problema, que também é mundial, não é fácil de ser resolvido e tem que ser abordado com serenidade e humanidade. “Não é um caso de polícia, mas sim de assistência social, de saúde pública e de cuidado com a pessoa humana”, afirmou.

 

O psicólogo Alex Sandro Dias Marcondes disse que o diagnóstico da rua é que temos cidadãos de direito que necessitam de uma vista igualitária.

 

 

Terceiro Setor


A segunda parte do evento contou com relatos das ações realizadas envolvendo moradores de rua pelo Terceiro Setor. O primeiro a falar foi o padre da Paróquia São Sebastião, Dalmírio Amaral, que contou sobre o funcionamento, evolução e conquistas junto às pessoas que estão ou já passaram pelo abrigo em funcionamento na antiga escola do bairro Joapiranga.

 

Em seguida fez uso da palavra o pastor e coordenador do Grupo Amigos de Cristo, Marcos Antônio Granado, que comentou sobre a ação desenvolvida pela Assistência Social da Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém.

 

Também fez uso da palavra o presidente do Instituto Vida Renovada, Guilherme Ricardo Souza, que apresentou um pouco do serviço prestado pelo Instituto.

 

 

Importância


Os vereadores Edson Secafim e Mayr destacaram a importância do evento proposto pela vereadora Dalva Berto e a necessidade de tratar o assunto. Eles apoiaram a promoção de outros debates sobre este problema social que tem que ser defendido e discutido por todos.