Câmara de Valinhos mantêm 17 vereadores para a próxima legislatura

Os vereadores da Câmara de Valinhos rejeitaram a nova proposta de emenda à lei orgânica para reduzir para 15 o número de vereadores na próxima legislatura, mantendo os 17 já aprovados anteriormente. Precisando de oito votos favoráveis para reduzir o número de vereadores e alterar a Lei Orgânica do Município, a votação terminou 5 votos a 4 para a manutenção do número máximo de vereadores permitido por lei.

Após ser adiada duas vezes, por pedido de vistas dos vereadores, a emenda chegou ao plenário nesta terça-feira (03/04) e quase teve sua discussão adiada por mais uma solicitação dos vereadores, porém foi vencida pelo mesmo número de votos que a derrubou.

Todos os vereadores foram à tribuna colocar seus pontos de vistas e justificar seus votos. Os favoráveis à nova emenda (os peemedebistas Tunico, Fábio Damasceno, Aguiar e Scupenaro) justificaram, inclusive, porque voltaram atrás da decisão, incluindo gastos e comparações de grandes cidades que possuem menor proporcionalidade (candidato/eleitor) comparada a Valinhos. 

Os outros vereadores (Clayton Machado- PSDB; Lobo – PDT; Lorival -PT; Conti – PV e Moysés Abujadi –PSD) defenderam a legitimidade da Constituição por possibilitar uma maior representatividade da população com o crescimento da cidade e por terem, anteriormente, discutido e aprovado a nova Lei.

Entenda o caso
Hoje são 11 vereadores na cidade e, em junho de 2011, com a revisão da Lei Orgânica, os vereadores aprovaram, por unanimidade, uma emenda que aumentou para 17 o número de vereadores para 2013. Apesar da decisão unânime, em fevereiro de 2012, os vereadores Dalva Berto (PTB), Fábio Damasceno (PMDB), Tunico (PMDB) e Aguiar (PMDB) apresentaram uma nova proposta para reduzir para 15 as cadeiras do Legislativo valinhense, decisão esta rejeitada na última sessão.