Vereadores protocolam mais de 200 proposituras para a primeira sessão ordinária do ano

 

Mais de 200 proposituras, entre projetos de lei, moções, requerimentos e indicações, foram protocoladas pelos vereadores para a primeira sessão ordinária do ano, que ocorre nesta terça-feira (7). Na pauta de votações não está previsto nenhum item para discussão e apreciação do plenário, mas os vereadores podem, durante a sessão, pedir a inserção de assuntos para debate.

 

A maior parte das proposituras é formada por indicações com sugestões de melhorias na cidade, como manutenção de vias públicas, corte de mato, limpeza de terrenos e reforço na sinalização viária. Ao todo, 138 indicações foram protocoladas até a manhã desta quinta-feira. Já com relação aos requerimentos, que são votos de congratulações, questionamentos à Prefeitura e solicitação de documentos, foram 82 até o momento.

 

Os vereadores também protocolaram projetos de lei. Um deles, de autoria do vereador Henrique Conti (PV), obriga os hospitais, clínicas e demais estabelecimentos de saúde de Valinhos a informar, em local visível, o número de pessoas que aguardam atendimento médico no local e o tempo estimado de espera.  Um outro projeto protocolado, assinado pelo vereador Giba (PMDB), obriga os estabelecimentos que vendem bebida alcoólica a instalar placas informativas com o número de telefone de cooperativas e centrais de táxi. O objetivo é evitar acidentes por embriaguez ao volante. Os projetos ainda dependem de pareceres das comissões permanentes da Câmara.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara (canais 4 ou 99 da NET) ou pelo link TV Câmara.

 

 

Sete vereadores assumem o mandato pela primeira vez

 

A sessão ordinária da próxima terça-feira terá a estreia de sete novos vereadores que nunca haviam assumido vaga efetiva na Câmara: Alécio Cau (PDT), André Amaral (PSDB), Edson Secafim (PP), Franklin (PSDB), Mayr (PV), Mônica Morandi (PDT) e Roberson “Salame” (PMDB).

 

Dalva Berto (PMDB) e Mauro Penido (PPS), que não participaram da legislatura passada, já ocuparam vaga na Câmara em outras ocasiões. Ambos, inclusive, já foram presidentes do Legislativo.

 

Oito vereadores foram reeleitos: Veiga (DEM), Rodrigo Fagnani Popó (PSDB), Kiko Beloni (PSB), Israel Scupenaro (PMDB), Henrique Conti (PV), César Rocha (Rede), Rodrigo Toloi (DEM) e Giba (PMDB). Entre eles, os com maior tempo de vereança são os vereadores Henrique Conti (quinto mandato) e Israel Scupenaro (terceiro mandato). Scupenaro assume a presidência da Casa até 2018.