Câmara faz homenagem às mulheres com entrega da Medalha Sarah Kubitschek

 

A Câmara realizará na próxima quarta-feira (9) a entrega da Medalha Sarah Kubitschek a três mulheres que se destacaram em Valinhos pela atuação na área social e, principalmente, por defender os direitos da mulher. Neste ano, as homenageadas serão Maria Pires de Godoy Rosa, Ruth Daniel de Souza e Vera Luzia do Nascimento Fritz. A cerimônia começa às 19h e faz parte da Semana da Mulher Valinhense e das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

 

A escolha das homenageadas foi feita por meio de sorteio dos nomes indicados pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da medalha. Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Toloi (PDT), a homenagem é o reconhecimento do Legislativo às mulheres que fazem a diferença na comunidade. “Todo o trabalho delas é feito com carinho, amor, garra, coragem e determinação. A população reconhece as ações e agora é a nossa vez de enaltecer esse trabalho em sessão solene”, afirmou.

 

Maria Pires de Godoy Rosa, conhecida na comunidade do Jardim São Bento do Recreio como “Tia Lia”, é coordenadora e organizadora do grupo “Cada Gesto Conta”, que, nos últimos quatros anos, faz entrega de cestas de natal e de alimentos, beneficiando cerca de 150 famílias. Já atuou no Centro Paroquial do São Bento, na Associação de Moradores e no conselho da Unidade Básica de Saúde.

 

Ruth Daniel de Souza é delegada titular da Polícia Civil em Valinhos. Desde que chegou à cidade, em 1992, para atuar na Delegacia de Defesa da Mulher, ela trabalha intensamente nas causas femininas, buscando não somente a aplicação de leis, mas as soluções para problemas que afetam as mulheres vítimas de violência. Em 2013, recebeu da Câmara o título de Cidadã Honorária de Valinhos.

 

Vera Luzia do Nascimento Fritz é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e locutora do programa “Vivendo e Aprendendo”, transmitido pela Rádio Valinhos FM. Sempre atuante nas causas da comunidade, ela participa ativamente das questões políticas que envolvem a melhoria das condições de vida da população. Já atuou como coordenadora do Grupo de Mulheres do Vale Verde e foi presidente da Câmara Municipal da Melhor Idade.