Novos cidadãos honorários de Valinhos vão receber título na quinta-feira, 20, em sessão solene

 

A Câmara entregará na próxima quinta-feira, 20, em sessão solene, título de Cidadão Honorário ao cantor e radialista Edson Cabral; ao advogado e fundador da Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos, Oswaldo Reiner; ao fotógrafo Aloysio Moraes e ao produtor cultural Tite Stopiglia. A cerimônia começará às 19h e tem entrada aberta ao público.

 

O título de Cidadão Honorário é a honraria máxima concedida pela Câmara Municipal como reconhecimento pelo trabalho e influência de pessoas que não nasceram em Valinhos, mas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade em diferentes áreas.

 

Edson Cabral, por exemplo, nasceu Bom Conselho (PE) e vive em Valinhos desde o final da década de 80. Ele, que já foi menino de rua, hoje é locutor de rádio, apresentador de TV, tem Cds gravados e recentemente lançou uma autobiografia. Cabral desenvolve campanhas voluntárias para arrecadar brinquedos, mantimentos e até compra de cadeiras de rodas. Também faz shows beneficentes em datas festivas para alegrar a população e ajudar entidades.

 

Aloysio Moraes, fotógrafo bastante conhecido na cidade, é de São Carlos (SP).  Após morar em diversos municípios, escolheu Valinhos em 1983. Já trabalhou em jornais como o Correio Popular, Todo Dia, e hoje trabalha no Terceira Visão. Durante toda a carreira, registrou momentos da história da cidade.

 

Oswaldo Reiner é de Nova Friburgo (RJ) e está em Valinhos desde 1995. Formado em Direito, foi fundador da Associação Cultural Afro-Brasileira e é voluntário em entidades como a APAE e o Recanto dos Velhinhos.

 

Por fim, Antônio Stopiglia, ou “Tite”, como é conhecido, nasceu em Franco da Rocha (SP), mas mora em Valinhos desde 1946. Produtor cultural, Tite é um estudioso das artes e presta serviços importantes na área da Educação e da Cultura. Em Valinhos, ele ocupou o cargo de Secretário de Cultura em dois períodos: de 1983 a 1988 e de 1997 a 2004. Ele é membro fundador da ABAL (Associação Brasileira dos Artistas Líricos de Campinas) e da Sociedade Filarmônica de Valinhos.