Cerimônia de Ação de Graças reúne representantes de diferentes religiões na Câmara

Representantes de diferentes religiões e autoridades políticas de Valinhos se reuniram na noite desta segunda-feira (28) na Câmara para a sessão solene de Ação de Graças. A cerimônia é prevista em lei municipal e faz parte das comemorações dos 122 anos da cidade. Pela primeira vez, além dos católicos, evangélicos e espíritas, que já marcaram presença em outras edições, estiveram unidos na sessão católicos carismáticos e representantes de religiões afro brasileiras. O evento teve discursos, reflexões e muita música.

 

O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (MDB), esteve acompanhado na mesa com a vice-prefeita Laís Helena; o Padre Dalmírio Djalma do Amaral, da Paróquia São Sebastião, representando a Igreja Católica Apostólica Romana; o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos, pastor Edmilson Vila Nova; o padre Sidimar Maximiano Barros, da Paróquia Bom Jesus, representando a Igreja Católica Apostólica Carismática; o representante da União Espírita de Valinhos, Thiago Capellato; o representante das religiões afro brasileiras, Luiz Carlos Bertolini, da Tenda Unidos em Oxalá; os autores da lei que instituiu a sessão solene de Ação de Graças, Clayton Machado e Paulo Bandina; e os vereadores Mayr (PV), Mauro Penido (PPS) e Aguiar (PSDB).

 

A cerimônia de Ação de Graças foi uma iniciativa da OMEV (Ordem dos Ministros Evangélicos), que, em 1996, procurou a Câmara sugerindo a realização do evento sempre na data de comemoração da elevação de Valinhos a Distrito de Paz. Desde então, a cerimônia é uma oportunidade para unir pessoas de todos os cantos da cidade, independentemente da religião, classe social, raça ou ideologia política, para, juntos, agradecer pela cidade e suas conquistas.

 

O presidente da OMEV, pastor Edimilson, destacou a importância da noite para que as pessoas expressem também sua confiança e falou sobre a questão do amor entre as pessoas. “A gente precisa aprender amar as pessoas independentemente do que elas falam, façam ou acreditam. Amar alguém é uma expressão de quem efetivamente conhece a Deus”.

 

Último a discursar na noite, o presidente do Legislativo, Israel Scupenaro, falou da importância da gratidão na vida das pessoas. “São 122 anos da nossa cidade (...) Essa cidade deu oportunidade de crescimento para todos, que hoje estão aqui, constituíram família, progrediram. Valinhos é uma cidade acolhedora e é importante agradecer a Deus por isso (...) A gratidão é algo que tem de estar nos nossos corações”, discursou.

 

Scupenaro também destacou que a gratidão torna as pessoas mais produtivas. “Um funcionário grato pelo emprego produz melhor e mais. Um filho grato com certeza traz satisfação aos pais. Famílias gratas tornam a sociedade melhor”, completou.