Vereadores apresentam projeto que proíbe introdução de tubos para alimentação forçada de aves

Texto é assinado por seis vereadores; ainda não há data definida para votação

 

Depois da polêmica relacionada ao projeto que proibia a fabricação e comercialização do patê de fígado de aves em Valinhos, os vereadores César Rocha (PV), Edson Batista (PSDB), Henrique Conti (PV), Kiko Beloni (PSDB), Paulo Montero (Solidariedade) e Rodrigo Popó (PSDB) apresentaram projeto de lei para proibir o método da gavagem, que consiste na introdução de tubos ou funis para alimentação forçada de aves. O projeto começou a tramitar na sessão desta terça-feira (2/9).

 

Na sessão do último dia 26 de agosto, a maioria dos vereadores votou contra o projeto que proibia a fabricação do patê de fígado. Na justificativa do projeto, os autores alegavam que o patê é obtido por meio da alimentação forçada das aves, que são alimentadas por tubos ou funis. Segundo eles, esse método provoca o aumento do fígado dos animais.

 

Os que votaram contra a proibição afirmaram não haver maus tratos aos animais e garantiram que a empresa que fabrica o produto em Valinhos possui selos de garantia do Governo Federal.

 

O novo projeto apresentado não cita a produção do patê de fígado de aves, mas proíbe a alimentação forçada por tubos ou funis. Como o projeto é assinado e apoiado por seis vereadores, são necessários apenas mais três votos para aprovação.