Alimentação forçada de aves por tubo ou funil agora é proibida em Valinhos

 

O prefeito Clayton Machado (PSDB) sancionou a lei que proíbe o método da gavagem (alimentação forçada de aves por tubo ou funil), em Valinhos. O texto foi publicado na Imprensa Oficial da última sexta-feira, 7. A legislação é iniciativa dos vereadores César Rocha (PV), Henrique Conti (PV), Edson Batista (PSDB), Rodrigo Fagnani ‘Popó’ (PSDB), Paulo Montero (Solidariedade) e Kiko Beloni (PSDB).

 

De acordo com os vereadores, a lei atende aos anseios da população valinhense, já que a alimentação forçada expõe as aves ao sofrimento.

 

A polêmica envolvendo a alimentação forçada de aves surgiu em agosto, quando o plenário discutiu projeto de lei que proibia a comercialização e produção do patê de fígado de aves. Na época, os vereadores favoráveis à proibição alegavam que a iguaria, chamada de foie gras, era obtida por meio de crueldade com as aves, que são alimentadas com tubos ou funis até que o fígado delas fique inchado, permitindo maior produção. O projeto, no entanto, foi rejeitado pela maioria dos parlamentares. Segundo eles, o texto não estava redigido de forma adequada.

 

Para resolver o impasse, os vereadores César Rocha, Henrique Conti e Edson Batista se juntaram aos vereadores Rodrigo Fagnani “Popó”, Paulo Montero e Kiko Beloni e apresentaram novo projeto proibindo o método da gavagem, sem se referir diretamente à produção do patê de fígado de aves. O projeto foi aprovado por unanimidade.