Vereadores aprovam projeto que obriga instalação de sensores contra acidentes em piscinas

A Câmara aprovou ainda moção de repúdio à medida que acaba com os Dias dos Pais e das Mães em escolas de São Paulo

 

O projeto de autoria do vereador Lobo (PDT) que aumenta a segurança nas piscinas de uso coletivo foi aprovado na sessão desta terça-feira, 3. A proposta obriga hotéis, clubes e outros estabelecimentos que possuem piscinas em Valinhos a instalarem dispositivo que interrompe o processo de sucção da água em caso de acidentes. O objetivo é evitar que partes do corpo sejam sugadas pelos ralos das piscinas. O texto foi aprovado por unanimidade.

 

O sistema a ser instalado funciona por sensor que, em caso de obstrução da passagem da água, desliga automaticamente as bombas da piscina.

 

O vereador Lobo ressaltou que o projeto também oferece a alternativa de instalação de sistemas de sucção abertos. Nesse caso, a água é recolhida suavemente, sem sucção alguma. “Especialistas dizem que a falta de alguns itens de segurança podem causar acidentes graves. E, de fato, esses acidentes têm acontecido”, afirmou o vereador.

 

A matéria ainda não é lei, já que depende da aprovação do prefeito Clayton Machado (PSDB), que pode sancionar ou vetar o projeto.

 

 

Repúdio ao fim dos Dias dos Pais e das Mães

 

A Câmara aprovou moção de repúdio à medida que pretende acabar com as comemorações dos Dias das Mães e dos Pais nas escolas municipais de São Paulo. De acordo com o autor da moção, o vereador Israel Scupenaro (PMDB), as escolas afirmaram que o objetivo é evitar que crianças órfãs criadas por parentes ou por homossexuais não se sintam excluídas. O assunto está sendo discutido apenas em São Paulo.

 

Para o vereador, a alegação das escolas é um pretexto para desestruturar as famílias. “Criar o ‘Dia de quem cuida de mim’ é uma atitude cheia de preconceitos. A família tem um papel fundamental na sociedade. Não podemos excluir os pais e as mães”, disse.

 

O vereador Kiko Beloni (PSDB) afirmou que o projeto “vem para destruir a instituição família”. “Não podemos deixar os princípios e valores se dissolverem na sociedade”, acrescentou o vereador Rodrigo Popó (PSDB).

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) ponderou que é preciso pensar nos casos de adoção. “Acho que pode ter os três dias: dos pais, das mães e de quem cuida de mim”, observou.