Parlamento Metropolitano se reúne em Valinhos para eleger nova diretoria

Presidente da Câmara, vereador Lorival, quer retomar discussões que envolvem cidades da região

 

No próximo dia 6 de junho, às 9h, o Parlamento Metropolitano se reúne, pela primeira vez em 2013, na Câmara Municipal de Valinhos. Na pauta de discussões está a eleição da nova Mesa Diretora, que vai coordenar os trabalhos do parlamento pelo período de 1 ano. O presidente da Câmara de Valinhos, vereador Lorival Messias de Oliveira, se candidatou para estar à frente do órgão. Segundo ele, a RMC - Região Metropolitana de Campinas - “precisa enfrentar desafios que envolvem, principalmente, a mobilidade urbana e a destinação de resíduos sólidos”.

A Mesa Diretora é composta por sete membros, sendo um presidente, quatro vice-presidentes e dois secretários. O mandato de cada membro é de 1 ano, podendo ser reeleito por igual período. A Mesa é encarregada pela condução dos trabalhos legislativos e pelos serviços administrativos do parlamento.

Desde que assumiu a presidência da Câmara de Valinhos, Lorival busca retomar discussões que envolvem todos os municípios da região. Para ele, a adoção de planos e programas que visam o desenvolvimento econômico e social da RMC precisa ser discutida em conjunto. “Nossa população chega a quase 3 milhões de habitantes. São 19 cidades interligadas que necessitam pensar em políticas públicas para melhorar a qualidade de vida de toda região”, afirmou Lorival.


 
Parlamento Metropolitano

O Parlamento Metropolitano é um órgão de representação e cooperação dos municípios da Região Metropolitana de Campinas. Ele composto pelos presidentes das Câmaras Municipais da região e por 1/5 dos vereadores de cada Casa de Leis.

Entre os objetivos do parlamento estão representar os interesses da população local, promover o desenvolvimento sustentável de toda região metropolitana e promover a solidariedade e a cooperação regional para a empregabilidade.

Compete também ao parlamento promover ações conjuntas que buscam o planejamento em nível municipal, microrregional e regional, e incentivar políticas públicas nas áreas de transportes, saúde, educação, ciência e tecnologia, comunicação, meio ambiente, assistência social, cultura, esporte, lazer, habitação, recursos hídricos, segurança e outros. Os membros podem, inclusive, convidar representantes dos órgãos do Estado e da RMC para debater processos de desenvolvimento regional.