Parlamento Metropolitano quer agilidade na integração dos sistemas de segurança na RMC

Desafios da Política Nacional de Resíduos e o olhar ambiental na região será o tema do próximo encontro

 

A cobrança pela criação de uma política regional de segurança pública entre as cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), por meio da integração  dos sistemas de videomonitoramento, foi discutida na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara de Indaiatuba, em reunião do Parlamento Metropolitano.

 

Segundo o presidente do Parlamento, Lorival Messias de Oliveira (PROS), é importante que os vereadores fiscalizem a execução do projeto em suas cidades e cobrem agilidade na interligação dos sistemas. “Os investimentos estão sendo feitos pela Agemcamp, muitos municípios já foram contemplados com o repasse, portanto, é certo que ele será realizado. Queremos as dezenove cidades interligadas, usufruindo dos benefícios de uma gestão compartilhada. Só assim poderemos ter um diagnóstico preciso da criminalidade e pensar em uma política regional de segurança pública, com ações efetivas para cada localidade”, esclareceu.

 

Além de Lorival, fizeram parte da mesa que conduziu os trabalhos, os vereadores: Campos Filho (Campinas), Paulo Pereira Filho (Hortolândia), Fred Chiavegatto Neto (Jagauariúna), Luiz Alberto ‘Cebolinha’ Pereira e Hélio Ribeiro (ambos de Indaiatuba).

 

Representantes de doze das dezenove cidades, totalizando mais de cem autoridades, conheceram os projetos em andamento na região, a partir das explanações da diretora executiva da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Ester Viana, que apresentou o investimento que está sendo feito nos municípios para que o projeto possa ser implantado em toda a região.

 

Segundo Ester, que representou a Secretaria de Segurança Pública do Estado no evento, o fundo vinculado à Agemcamp já disponibilizou R$ 600 mil aos municípios para serem utilizados na infraestrutura do monitoramento (postes, fibra óptica, câmeras e viaturas) e agora, disponibilizará mais verba para aquisição dos softwares, que possibilitará a interligação do sistema inteligente entre os municípios. “Tem município trabalhando apenas com o dinheiro da Fundocamp e por isso não conseguiu terminar seu projeto, mas além dos R$ 600 mil o Conselho de Desenvolvimento da RMC definiu que serão investidos mais recursos neste projeto”, explicou.

 

Ainda, de acordo com a diretora, apenas Paulínia não apresentou projeto para receber o recurso para implantação do vídeomonitoramento, todos os outros já requereram a verba. “Desses 18 apresentados, 14 foram aprovados, 4 estão em análise e 11 já em execução. Indaiatuba, Vinhedo, Itatiba e Monte Mor estão interligados e em funcionamento”, destacou, salientando que no final do projeto serão 1.000 câmeras previstas na RMC.

 

 

Indaiatuba é referência no sistema de videomonitoramento


O secretário Municipal de Defesa e Cidadania de Indaiatuba, Alexandre Guedes Pinto demonstrou o modelo adotado pelo município que culminou coma redução de 70% em furtos e roubos de veículos entre 2001 a 2008.

 

A cidade é cercada por câmeras de monitoramento 24h, que mostram em tempo real e em alta definição, todas as principais avenidas da cidade, além de pontos específicos como o Parque Ecológico e o Centro da cidade.

 

O COI (Centro de Operações e Inteligência) monitora e integra as informações, que poderão ser compartilhadas em todas as cidades da RMC que estão aderindo ao projeto.

 

Para Alexandre, o sucesso da luta em favor da segurança pública é oriundo da “integração” entre as polícias e uso de tecnologia. O secretário falou sobre o Grupo de Apoio Preventivo (GAP), o Grupo de Operações com Cães (GOC), GPS, Rádio Digital, Câmeras e softwares de monitoramento de placas.

 

Também explicou sobre o Geofone - um sistema que localiza, através do telefone 153, a área em que está acontecendo a ocorrência, a foto da residência, o número do telefone de quem está realizando a chamada e o endereço. Com um click, é possível outras ações, como visualizar o imóvel de onde está partindo a chamada, o quarteirão, evitar trotes, avisar vizinhos e dar suporte para a chegada da viatura no local.

 

Por fim, apresentou o projeto ‘Câmera Cidadã’, em que qualquer cidadão pode cadastrar sua câmera --instalada em residências, indústrias ou comércios -- e se unir às câmeras públicas na luta contra o crime e garantir a segurança de todos os cidadãos.

 

 

Outros assuntos e próxima reunião


Além da segurança pública, os vereadores metropolitanos aprovaram documento a ser enviado a todas as câmaras municipais solicitando a extinção do voto secreto na região em todas as modalidades de votações e uma Moção de Apelo ao Senado Federal solicitando esforços para aprovação da PEC nº 438 – Trabalho Escravo.

 

A próxima reunião do Parlamento acontece dia 6 de dezembro na Câmara de Vinhedo, para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e seus reflexos na RMC.