Vereadores comemoram conquista de Valinhos como município livre do analfabetismo

 

Os vereadores comemoraram, na sessão de terça-feira, 21, o anúncio feito pela Prefeitura de que Valinhos está apta a receber o selo do Ministério da Educação por ser uma das 207 cidades do Brasil livres do analfabetismo. O prêmio foi instituído dentro do Programa “Brasil Alfabetizado”, cujo objetivo é universalizar a alfabetização de jovens e adultos de 15 anos ou mais. 

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentou voto de louvor e congratulações pela conquista do município e lembrou que o selo é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido na atual e nas administrações anteriores. “Começamos a alfabetizar pessoas da terceira idade há 20 anos. E o desafio é esse: a alfabetização de jovens e adultos, porque as crianças já vêm de um processo de inclusão”, afirmou.

 

O vereador Tunico (PMDB) também destacou a importância da EJA – Educação de Jovens e Adultos – para o resultado positivo. “A ampliação da EJA feita no último governo contribuiu muito para o resultado”, disse.

 

Para o vereador Israel Scupenaro (PMDB), o selo de município livre do analfabetismo confirma a qualidade da educação na cidade. “Valinhos está de parabéns. É uma das melhores na área da educação no estado (...) Espero que continue dessa forma”, desejou.

 

Já o vereador Dinho (PCdoB) alertou que, embora os índices da educação estejam satisfatórios, é necessário valorizar o professor, não só em Valinhos, mas em todo o Brasil. “Alguma coisa está errada. Tem motorista do Tribunal de Justiça que ganha R$ 27 mil e os professores ganham bem menos (...) Essa classe tão importante vai acabar sendo extinta se a situação continuar como está”, discursou.