Dr. Orestes propõe levantamento com número de moradores de rua em Valinhos

Projeto visa facilitar a adoção de políticas públicas para inclusão social

 

O vereador Dr. Orestes Previtale (PMDB) é autor de projeto de lei que institui o levantamento anual de moradores de rua em Valinhos. A proposta foi apresentada na sessão desta terça-feira (7/05). De acordo com o texto, o objetivo é facilitar ao Poder Público a adoção de políticas que promovam a inclusão social.

Dr. Orestes explicou que o levantamento seria feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social na região central e bairros adjacentes. A pasta seria responsável por elaborar questionamento que trace o perfil dos moradores de rua. Com base nas questões, a Prefeitura teria informações sobre a origem dos moradores, se eles possuem família, se são dependentes de álcool ou drogas, há quanto tempo vivem nas ruas e se são egressos do sistema prisional.

O vereador ressaltou que o trabalho deve ser feito de forma humanizada, de modo a acolher a população de rua. “É um ser humano que precisa ser olhado com atenção, inclusive por meio de ações integradas entre o Poder Público, voluntários e entidades não governamentais”, destacou.

O projeto foi encaminhado para as comissões permanentes da Câmara elaborarem parecer e ainda não tem data certa para ser votado.