Representante do combate ao tráfico de pessoas elogia iniciativa da Câmara em Fórum Regional

Evento discutiu tráfico humano, trabalho escravo e situação de moradores de rua

 

A Câmara de Valinhos deu um importante passo para conscientizar a população sobre problemas sociais que atingem praticamente todas as cidades brasileiras. Na manhã desta quarta-feira, 21, a discussão de temas como tráfico de pessoas, trabalho escravo e moradores de rua atraiu autoridades e profissionais de diferentes municípios à Câmara. O representante do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria Estadual da Defesa da Cidadania, Ricardo Alves, elogiou a iniciativa e disse que o Legislativo se antecipou à discussão de temas importantes.

 

O evento foi uma iniciativa da Câmara, do Parlamento Metropolitano, da Prefeitura e dos Conselhos Municipais de Valinhos. O presidente do Legislativo, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), destacou que os temas precisam ser trabalhados em conjunto com todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas. Para ele, o fórum foi a oportunidade para que seja iniciado esse trabalho.

 

Na manhã desta quarta-feira, representantes de ao menos 13 cidades estiveram presentes. Além de municípios da região, também compareceram pessoas de Atibaia. Todos acompanharam às palestras de Ricardo Alves, da Secretaria Estadual de Defesa do Cidadão, e de Lindisley Cotten, coordenador do Instituto Vida Renovada, de Valinhos.

 

 

Sistema integrado

 

Entre os assuntos abordados por Ricardo Alves está a necessidade de equipar os CRAS e os CREAS – que são centros de assistência social – com um sistema de informação integrado entre eles e outras secretarias das prefeituras. Segundo ele, o compartilhamento de informações pode ajudar a combater o tráfico de pessoas.

 

Ricardo destacou que quase 4 mil vítimas foram resgatadas durante todo o ano passado no estado de São Paulo. Os números abrangem casos de tráfico humano e trabalho escravo. “Nosso trabalho é de inteligência, para termos informações antecipadas e agirmos em situações de prevenção e abrigamento”, afirmou.

 

O palestrante disse ainda que toda semana o Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas faz operações de resgate de nordestinos em situações irregulares, principalmente em obras da construção civil.

 

 

Resgate da cidadania

 

O coordenador técnico do Instituto Vida Renovada, Lindisley Cotten, trouxe ao fórum a experiência vivida na entidade. Desde o ano passado, o Instituto é considerado entidade de utilidade pública pelo importante trabalho que desenvolve no acolhimento de moradores de rua. De acordo com Cotten, 155 pessoas já passaram pelo Vida Renovada. “O objetivo é devolver a cidadania ao indivíduo”, resumiu.

 

O palestrante afirmou que muitas pessoas chegam à entidade em estado de depressão e em condições psicológicas ruins. O principal motivo, segundo ele, é uso de álcool ou de substâncias psicoativas.

 

O público aproveitou a presença de Lindisley Cotten para tirar dúvidas sobre o trabalho da entidade e como proceder diante das dificuldades enfrentadas no acolhimento de moradores de rua.