Bancários pedem lei abrangente para segurança em agências de Valinhos

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários de Capinas e região participou, nesta quinta-feira (25/08), de uma reunião na Câmara com diversos segmentos do município para discutir um anteprojeto de lei que assegura mais segurança para as agências bancárias de Valinhos.

Estiveram presentes no encontro os vereadores Israel Scupenaro (PMDB), Clayton Machado (PSDB) e Lorival (PT), que conduziu a reunião. Também fizeram parte da discussão o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Valinhos), Gilson Baione; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Valinhos (ACIV), Emerson Ferrari; o cabo da Polícia Militar, Osmar de Novaes; o secretário municipal de Defesa do Cidadão, dr. Ruyrillo Pedro de Magalhães; os gerentes dos bancos Bradesco, HSBC e Caixa Econômica Federal, além do presidente do sindicato, Jeferson Rubens Boana, e toda diretoria.

O vereador Lorival relembrou que a Câmara de Valinhos já aprovou diversas leis de segurança para o município como a obrigatoriedade da instalação de divisórias entre os caixas para evitar o golpe conhecido como “saidinha de banco” e, também, a obrigatoriedade  dainstalação de câmeras externas ao redor das agências bancárias.

Para Boana, os bancos, apesar dos lucros que têm, se preocupam mais com a segurança do dinheiro do que com os clientes e funcionários. “Acredito que os bancos precisam assumir este papel e fazer o investimento daquilo que lhes cabe que é a segurança de clientes, usuários e trabalhadores que circulam dentro das agências bancárias”, afirmou.   

A questão de maior relevância apontada por Boana e proposta no anteprojeto foi com relação a obrigatoriedade da instalação das portas giratórias com detectores de metal. Segundo ele, há bancos que querem retirar esse dispositivo por acreditarem que o sistema de armazenamento de dinheiro é seguro o suficiente para evitar roubos. “A população deve entender que a porta giratória não uma questão somente de segurança para os trabalhadores como também pelos próprios clientes”, justificou.

Já com relação às câmeras foi solicitado um sistema de monitoramento externo junto às autoridades policiais. “O sistema de gravação das imagens das agências não se serve como uma ação preventiva e sim, talvez, posteriormente, para resolver uma situação ou tentar identificar um criminoso”, explicou Boana que sugeriu um convênio com os órgãos como a GMC e PM para a realização desta central.

Outra solicitação, já proposta, versa sobre a obrigatoriedade de vidros blindados nas agências. “Temos verificado situações em que com uma simples marreta, o indivíduo consegue quebrar os vidros e entrar nas agências”, destacou.

O vereador Israel Scupenaro avaliou a discussão como produtiva e considerou que as leis federais devem ser mais rigorosas para que se diminuam índices de assaltos e ondas de violência. “Dentro do que foi apresentado, iremos analisar e propor soluções com a sociedade para que todos sejam contemplados”.

Para o vereador Clayton Machado, é muito importante que os próprios membros do sindicato tragam suas reivindicações, já que representam a classe de todos os trabalhadores envolvidos. “Para a Câmara é uma matéria discutida há muito tempo. Observamos que algumas leis já aprovadas em Valinhos, em partes, estão sendo cumpridas. As câmeras, na parte externa, por exemplo, não vi até agora. As divisórias também foram instaladas, mas somente em algumas agências. Entrei com uma representação no Ministério Publico e o promotor nos respondeu que seria enviada uma notificação e me parece que a Prefeitura começou a multar.

Não queremos penalizações, somente que a Lei seja cumprida”, analisou o vereador.   
Ao final do debate, o vereador Lorival informou que irá propor emendas e, em conjunto com os vereadores, formalizar o projeto e encaminhar para discussão e votação em plenário.