Sindicato dos bancários entrega minuta de projeto que proporciona mais segurança aos bancos de Valinhos

Recebidos pelo vice-presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), os representantes do Sindicato dos Bancários de Campinas protocolaram na Câmara, na última segunda-feira (23/05), uma minuta de um projeto de lei que proporciona mais segurança aos bancos de Valinhos.

De acordo com o diretor do Sindicato, Danilo Anderson Castilho, o projeto visa defender a vida do cidadão. “É um projeto completo que une todas as leis de segurança em vigor de grande parte das cidades da região com o objetivo de proteger a vida de quem freqüenta as agências bancárias, desde os funcionários até aos clientes”, explicou.

Segundo ele, os bancos investem em dispositivos de segurança somente com relação a proteção dos bens do banco e do dinheiro que entra para os cofres das agências.  “Sabemos que há agências, inclusive, que querem retirar as portas giratórias com detector de metais, em função da criação de um dispositivo de segurança mais eficiente com relação ao fechamento dos cofres. Eles não se preocupam com a vida”, analisou Castilho.

Uma das propostas do projeto é que a as portas não sejam retiradas e, além disso, que também sejam instaladas na entrada do atendimento, onde estão localizados os caixas-eletrônicos. “Crimes de explosão dos caixas seriam inibidos, por exemplo,”, justificou.

O projeto, já aprovado na cidade de Monte Mor e em tramitação em Mogi Mirim, também contempla, além de outras especificações, a blindagem de vidros nas agências e câmeras de segurança 24 horas, internas, externa e nos estacionamentos, com sistema de monitoramento.  

O vereador Lorival (PT) afirmou que irá avaliar as propostas e oficializá-las por meio de um projeto de lei, com a participação de todos os vereadores. Para isso, Lorival também propôs uma reunião na Câmara com toda a sociedade envolvida como conselhos, população em geral, comerciantes, bancários para a discussão das propostas. “É muito importante que todos estejam envolvidos, pois o projeto envolve toda a sociedade e, portanto, temos que pensar no bem da coletividade e na segurança de todos os cidadãos de Valinhos”.