Moção aprovada na Câmara pede mais segurança no São Bento do Recreio

 

Foi aprovada por unanimidade, na sessão desta terça-feira (5), uma moção pedindo empenho do prefeito Orestes Previtale (PMDB) para que seja garantida segurança pública aos moradores do Jardim São Bento do Recreio. Dezenas de moradores acompanharam a discussão no plenário, que foi iniciada pelo vereador Franklin (PSDB), autor da moção.

 

Segundo o vereador, o bairro está sofrendo com a ocorrência de furtos e assaltos tanto no período da noite quanto durante o dia. “Só nos últimos dias, no São Bento, foi relatado assalto a mão armada não só no comércio como nas residências. Também tem roubo de carro. Essas ocorrências têm sido constantes e colocam os moradores em estado de alerta”, afirmou.

 

A localização do bairro, que fica na divisa com a cidade de Itatiba, foi apontada pelo vereador Kiko Beloni (PSB) como um fator que atrai criminosos. “Quando presidi a associação de moradores do Parque Portugal, também houve situações semelhantes a essas. Com a união dos poderes, conseguimos resolver. São bairros distantes que possibilitam uma saída fácil para pessoas mal-intencionadas”, discursou.

 

Na opinião do vereador Rodrigo Toloi (DEM), a instalação de um posto da Guarda Municipal no bairro amenizaria os problemas. “Hoje, quando acontece um assalto ou até mesmo um caso de tráfico de drogas, a população liga para a Guarda Municipal ou para o 190 e [o atendimento] é demorado para chegar até o bairro”, afirmou.

 

Para a vereadora Dalva Berto (PMDB), a solução passa por uma ação conjunta dos órgãos de segurança. “Só uma viatura da Guarda Municipal passando ali não vai inibir (...) Precisa realmente de uma ação de impacto no momento. Tenho certeza de que moradores ali do bairro, que convivem com vocês, não são os que estão causando esse problema. São pessoas de fora”, disse.

 

Ao finalizar a discussão, o vereador e presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB), lembrou que desde o governo anterior é cobrada a instalação de um posto da Guarda Municipal e também de ambulância para atendimento de saúde. Ele também parabenizou os moradores por reivindicarem melhorias. “Vocês estão no caminho certo (...) Vindos de longe, 15 quilômetros de distância, estão dando o exemplo até para os bairros mais próximos daqui”, finalizou.