Projeto que cria Dia Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência é aprovado

 

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão desta terça-feira (28), projeto de lei da vereadora Dalva Berto (PMDB) que cria o Dia Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência, a ser comemorado sempre no dia 26 de setembro. Ela explicou que nessa data são realizadas ações em todo o mundo para conscientizar a população sobre o tema. A ideia é que sejam divulgados nesse dia os riscos envolvidos em uma gravidez precoce e os métodos contraceptivos disponíveis.

 

Na tribuna, a vereadora Dalva destacou a importância do projeto, dizendo que faltam mecanismos para conscientização dos jovens. “Muitas vezes a mídia estimula a sexualidade através dos programas de televisão, mas não alerta sobre as consequências de uma gravidez na adolescência”, afirmou. Dalva informou ainda que das 799 gestantes de Valinhos em 2016, 143 estavam entre 10 e 19 anos.

 

O vereador Alécio Cau (PDT) afirmou que a conscientização é necessária, sobretudo nas escolas. “Como professor, tenho acompanhado essa problemática. É uma situação com a qual a adolescente não está preparada e isso acaba, muitas vezes, interferindo na vida escolar dela. Esse trabalho de conscientização junto às famílias e às escolas é extremamente importante”, discursou.

 

O presidente da Câmara, vereador Israel Scupenaro (PMDB), disse que as consequências de uma gravidez precoce são terríveis tanto para as meninas quanto para os meninos. “Não é fácil enfrentar esse tipo de situação (...) O projeto é de interesse público e precisa receber o devido valor”, completou.

 

O projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Orestes Previtale (PMDB).