Alécio Cau quer campanha permanente para conscientização sobre depressão infantil

 

O vereador Alécio Cau (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (16), projeto de lei que institui na cidade uma campanha permanente de conscientização sobre sintomas depressivos em crianças e adolescentes. A ideia é ampliar o acesso à informação sobre a doença, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento de pacientes e capacitar profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre o tema.

 

De acordo com o projeto, o município poderá firmar parceria com a iniciativa privada para o desenvolvimento de ações relacionadas à campanha, como palestras com profissionais habilitados, distribuição de panfletos e fixação de cartazes em locais de atendimento ao público. Caso seja aprovado e vire lei, a regulamentação da legislação deverá ser feita em 90 dias com o auxílio de uma comissão formada por profissionais especializados em adoecimento mental.

 

Para o vereador Alécio Cau, muitas vezes a depressão em crianças e adolescentes não é identificada com facilidade. “Muitas vezes tais distúrbios são associados ao que os pais chamam de “fase” pela idade, quando na verdade é sinal de uma doença grave que requer tratamento específico”, explicou. O vereador também relaciona os casos de depressão com o “jogo” Baleia Azul. “Não por acaso, fenômenos digitais como o famigerado jogo Baleia Azul, que causou grande preocupação entre as famílias brasileiras, ganham força entre os mais jovens, que encontram na automutilação uma forma de pedir socorro”, afirmou.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.