Dalva Berto propõe dia para conscientizar a população sobre o Lúpus

#PraCegoVer: Foto da presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, na tribuna

A vereadora Dalva Berto (MDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (19), projeto de lei que cria em Valinhos o “Dia Municipal de Conscientização do Lúpus em todas as suas manifestações”. Se for aprovado e virar lei, a data será comemorada anualmente em 10 de maio. A proposta também institui a Política Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Eritematoso Discóide (LED). O projeto tinha sido apresentado no ano passado, mas havia sido retirado para adequações no texto.

 

De acordo com o novo projeto em tramitação, as ações – que passarão a fazer parte do calendário do município – deverão ser feitas na forma de orientação, capacitação e educação continuada sobre a doença para profissionais da saúde, especialmente os que atuam em unidades de atendimento de oftalmologia, dermatologia e reumatologia. Além de conscientizar, a meta também é fazer o encaminhamento médico de pacientes.

 

Para a execução da lei, o Poder Executivo poderá firmar convênios com instituições privadas, ONGs e com os Governos Federal e Estadual.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

 

 

Doença

 

O Lúpus é uma das doenças autoimunes mais conhecidas. No caso do Lúpus Discóide, a inflamação é sempre limitada à pele. Esse tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo. Já o Lúpus Sistêmico é a forma mais comum, podendo ser grave ou leve. A inflamação ocorre no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo, não sendo restrito à pele.