Paciente com dificuldade de locomoção poderá receber vacina em casa

 

Os vereadores Kiko Beloni (PSB) e Franklin (PSDB) apresentaram projeto de lei que garante às pessoas doentes ou com deficiência o direito de receber vacina em domicílio, caso estejam com dificuldades de locomoção. O texto prevê que o interessado deverá preencher um cadastro na Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência para receber a equipe de saúde em casa.

 

Caso o projeto seja aprovado e vire lei, poderão receber a vacina mulheres com gravidez de alto risco, pessoas com deficiência física ou mental de alta complexidade, pacientes que tenham sofrido aneurismas, traumatismo craniano, problemas renais, problemas cardíacos, entre outras enfermidades que impossibilitem sua locomoção.

 

Na mensagem que acompanha o projeto, os vereadores destacam a importância da vacinação para proteção do sistema imunológico. “É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la. A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo, pois quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ser contaminada”, argumentam.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.