Giba sugere programa para vacinação domiciliar de idosos e pessoas com deficiência

 

O vereador Giba (MDB) apresentou projeto de lei que sugere a criação de um programa para vacinação domiciliar de idosos e de pessoas com deficiência. A proposta é atualizar a carteira de vacinação dessas pessoas, prevenindo, assim, doenças como a gripe, pneumonia, difteria, tétano e febre amarela. De acordo com o texto, o benefício seria apenas para aqueles que têm dificuldade de locomoção.

 

Giba afirma que muitas pessoas deixam de tomar as vacinas porque não conseguem ir até uma Unidade Básica de Saúde. “A vacinação não apenas protege aqueles que recebem a vacina, mas também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ficar doente”, justifica.

 

O projeto diz que a solicitação para receber a vacina em casa deverá ser feita pelo próprio interessado ou por familiares e terceiros que sejam responsáveis pela pessoa. O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.  A lei ainda deverá ser regulamentada em 90 dias, caso o projeto seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Orestes Previtale (MDB).