Lobo solicita liberação da vacina contra HPV para mulheres de até 45 anos

Vereador também questiona se a Prefeitura fiscaliza uso de focinheiras em cães de grande porte

 

O vereador Lobo (PDT) apresentou moção, na sessão de terça-feira (14/10), solicitando ao prefeito Clayton Machado (PSDB) que libere, em Valinhos, a aplicação de vacinas contra o HPV para mulheres de até 45 anos. Segundo o vereador, os postos de saúde da cidade liberam a vacina apenas para mulheres de no máximo 25 anos.

 

Lobo explicou que a extensão do uso da vacina na faixa etária até os 45 anos foi aprovada em países como México, Equador, Turquia, Índia, Filipinas, Macau e Austrália. No Brasil, a extensão da faixa etária está em análise na Anvisa.

 

“Oferecer a vacina gratuitamente na rede pública é uma forma de dar atenção à saúde da mulher e de combater doenças graves”. É importante lembrar que os quatro tipos de HPV alvos desta vacina são responsáveis por 70% de todos os tipos de câncer de colo de útero e de aproximadamente 90% das verrugas genitais”, justificou o vereador na moção.

 

O documento foi aprovado pelos vereadores e encaminhado ao prefeito Clayton.

 

 

Focinheiras

 

Requerimento apresentado pelo vereador Lobo, na última terça-feira, 14, questiona se a Prefeitura tem fiscalizado o uso de focinheiras em cães de grande porte. “Em locais de grande concentração de pessoas, como no CLT, é comum vermos essa irregularidade, que traz muito perigo aos frequentadores”, afirmou o vereador.