Vereadores discutem processo de licitação que vai escolher empresa do transporte público

 


Os vereadores discutiram, na sessão desta terça-feira (31), o processo de licitação que vai escolher a empresa que será a concessionária do transporte público de Valinhos. A discussão foi iniciada com o requerimento do vereador Dinho (PSD), que pediu informações da Prefeitura sobre o andamento do processo e sobre a atual condição oferecida pela empresa Rápido Luxo aos passageiros do município. No mês passado, a tarifa subiu para R$ 3,80 e ainda houve paralisação de motoristas e cobradores.

 

“Independentemente da empresa que vier a ganhar a licitação, acredito que teremos um transporte de qualidade, à altura da população valinhense. É inadmissível nos dias de hoje a população ter de andar com guarda-chuva dentro do ônibus”, afirmou o vereador Dinho. Ele destacou ainda que, mesmo com os problemas, Valinhos foi a última cidade da região a autorizar o aumento no valor da passagem.

 

Embora hoje não haja contrato de concessão na cidade, o que inviabiliza a cobrança mais eficaz da Prefeitura em cima da empresa permissionária, o vereador Giba (PMDB) ressaltou que existem leis municipais que precisam ser cumpridas, o que, segundo ele, não ocorre. “O poder público diz que não pode aplicar multas porque não existe um contrato em vigência (...) 25% da frota tem mais de 10 anos (...) Existe lei municipal de 2003 que trata da frota. A lei municipal tem de ser cumprida, isso independe de licitação”, disse.

 

Em discurso, o vereador Lorival Messias (PROS) ressaltou que há anos existem problemas no transporte, mas que só agora será feita licitação. “A atual administração fez a licitação, houve o embargo, e agora está em andamento novamente (...) O prefeito tem feito uma gestão preocupada com a cidade. Está fazendo o que os outros não fizeram: licitação do transporte”, discursou.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) disse esperar que a mudança proporcionada pela licitação seja para melhor. “Cada administração fez sua parte. Quando foi tentado fazer a licitação [na gestão passada], reclamaram que era de manhã e na Prefeitura. Fizeram à noite na Prefeitura, reclamaram que era na Prefeitura. Fizeram no ginásio à noite e foi a mesma quantidade de pessoas. Só apareceu a Rápido Luxo. É um problema sério que tem de ser resolvido para que a população seja melhor atendida”, defendeu.

 

De acordo com o edital de concorrência da Prefeitura, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas será no próximo dia 15, às 9h30. A outorga inicial será de R$ 281 milhões para uma concessão de 15 anos.