Câmara celebra 40 anos da Apae em sessão solene

A Câmara de Valinhos celebrou, na noite da última quinta-feira (28/04), os quarenta anos da Associação dos Paes e Amigos dos Excepcionais de Valinhos (Apae), comemorados oficialmente no dia 11.

Além do vereador Aguiar (PMDB), autor da propositura que solicitou a homenagem, fizeram parte da mesa o presidente Paulo Montero (PMDB)- que conduziu a sessão, o presidente da entidade Jesus Donizete Piva e o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Márcio Ferreira, representando o prefeito Marcos José da Silva (PMDB) .

Também estiveram presentes à cerimônia os vereadores Dalva Berto (PSDB), Clayton Machado (PSDB), Tunico (PMDB), Aguiar (PMDB), Lobo (PTB), Conti (PV) e dr. Moysés Abujadi (PTB), alem de funcionários e alunos da entidade, voluntários e população em geral.

O presidente Paulo Montero abriu os trabalhos cumprimentando aqueles que fizeram parte da história da Apae, desde ao fundador padre Leopoldo Van Liempt até o atual presidente Jesus Donizete Piva, além inúmeros diretores, voluntários, profissionais e pais que se uniram para a solidificação da entidade. “Cabe a nós, do Poder Público e sociedade organizada, sermos co-responsáveis para que a Apae de Valinhos continue a realizar o seu trabalho, apoiando integralmente as suas ações”, afirmou o vereador.

Montero aproveitou a ocasião para apresentar a nova funcionária da Câmara, ex-aluna da Apae, Ana Maria Ferber, como uma atitude que deve servir de exemplo de inserção junto aos empresários, poder público e a todos os segmentos da sociedade. “Nossa funcionária, com a sua doçura angelical, tem nos ajudado a contrapor a aspereza e as dificuldades dos embates políticos, tão comuns na democracia e nesta Casa de Leis”, destacou.

O vereador Aguiar também fez referência a todos que construíram a história da entidade e ressaltou a importância de uma entidade como a Apae para Valinhos e comparou o trabalho da entidade com a fábula do beija-flor. “Nesse mundo tão materialista e egoísta que vivemos é mais fácil fugir do que enfrentar as adversidades. Graças a Deus é que aqui na nossa Apae nós temos muitos beija-flores se preocupando com o próximo, trabalhando, enfrentando as dificuldades, não medindo esforços para amenizar o sofrimento dos nossos semelhantes”, relacionou.

Logo após a abertura, o plenário Ulisses Guimarães recebeu os alunos da Fanfarra da Apae que deram um show de percussão, encantando o público. Em seguida, foi exibido um vídeo-documentário, produzido pela TV Câmara, contando a história da entidade e com depoimentos do atual presidente, de alguns ex-presidentes, ex-funcionários e voluntários.

Ao receber uma moção de apreço da Câmara, em nome da entidade, o atual presidente da Apae, Jesus Donizete Piva, agradeceu o apoio da sociedade junto a entidade e valorizou a equipe de profissionais responsáveis pelo trabalho prestado.“ Nos sentimos honrados e privilegiados em poder dirigir uma entidade a qual temos orgulho de dizer que é uma das melhores do Brasil. Isso se deve ao fato de contarmos com uma diretoria atuante que preza pela transparência das contas, administrando de forma profissional sem interesses pessoais”, ressaltou.

A Câmara também entregou certificados a funcionários da Apae e, em seguida, foi dada a palavra a dr. Ruy Meirelles, presidente de honra da entidade, ao lado da esposa Maria Lucia, que participaram da luta pela entidade e que possuem uma filha com deficiência intelectual. “Como representante de um casal de pais excepcionais, digo que é necessário que se aprenda fazer um esforço para a inclusão do deficiente na sociedade. Agradecemos a comunidade e voluntários da Apae bem como os profissionais que escolheram essa nobre missão a nos fazer mais ricos e mais capazes para cumprir com nossa tarefa”, afirmou Maria Lucia.

Dr. Ruy agradeceu o empenho do poder público em repassar verbas para entidade, situação fundamental para a manutenção dos serviços e obras, além de citar diversas ações em que a Câmara Municipal teve papel fundamental para a continuação dos trabalhos desenvolvidos como aprovação de projetos de saúde, repasses financeiros, convênio com secretaria de educação, promoção social e transporte. “Quero agradecer ao presidente Paulo Montero (PMDB) por dar um pontapé inicial na contratação de um aluno da Apae e incluir o primeiro funcionário do poder público. Esse é o objetivo da nossa entidade colocar nossos alunos para trabalhar e ter uma vida independente. A atitude do presidente serve de exemplo para toda nossa cidade”, elogiou.

Os demais vereadores também se pronunciaram e ganharam e presentes confeccionados por alunos do Curso de Educação Profissional Básica realizado na entidade.