Vereadores apelam pela manutenção das atividades da escola Maria Neiva

 

Em uma sessão marcada pela manifestação de estudantes, os vereadores apresentaram, na noite desta terça-feira (13/10), uma moção de apelo pela manutenção das atividades da escola Maria Neiva Abdelmassih Justo, localizada no Jardim América II. Em razão do grande público, a sessão foi transferida para o plenário maior, onde mais de 100 alunos, pais e funcionários da comunidade escolar estiveram presentes. Eles temem prejuízos com a reorganização da rede de ensino proposta pelo Governo Estadual.

 

Antes de discutir o assunto, os vereadores leram um ofício em que a comunidade discorda dos argumentos apresentados pelo estado para inserir a escola na proposta de reorganização. Segundo o documento, a unidade tem grande demanda de vagas e qualidade de aprendizagem acima da média, o que não justifica o possível fechamento da escola ou de um dos ciclos de ensino.

 

O vereador Giba (PDT) disse que a reorganização da rede vai prejudicar os estudantes e desestimular o estudo, já que os alunos terão de percorrer uma distância maior para frequentar as aulas. Ele também defendeu mais investimento na Educação. “Uma nação que pretende ser desenvolvida deve valorizar o sistema educacional”, afirmou.

 

O vereador Henrique Conti (PV) ressaltou que ainda não há informações do Governo Estadual sobre o que de fato vai acontecer com as escolas, mas destacou que a mobilização da comunidade é necessária. A mesma opinião teve o vereador dr. Moysés Abujadi (PSD). “O país só vai mudar quando todos fizerem o que vocês estão fazendo (...) Faltou diálogo, discussão. Quem tem de mandar nesse país são as pessoas”, defendeu.

 

Na semana passada, alunos da escola estadual José Leme do Prado, da Vila Santana, também estiveram no plenário. Na ocasião, o professor Eduardo Martins Rosa, membro da APEOESP (sindicato dos professores do estado), disse que a reorganização da rede deve mexer com mais de 1 milhão de estudantes paulistas. Segundo ele, em Campinas, pelo menos 200 salas de aula já foram fechadas.

 

A moção apresentada pelos vereadores foi encaminhada ao Governo Estadual e pede uma revisão na proposta de reorganização.