Vereadores querem campanha para incentivar construção e reforma de calçadas

 

Os vereadores aprovaram, na sessão de terça-feira (10/02), moção apresentada pelo vereador Lorival Messias (PROS), que solicita a realização de campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de reforma e construção de calçadas. Segundo o vereador, a falta de uniformidade e as irregularidades observadas nas calçadas da cidade representam risco de acidentes e dificulta o deslocamento de pedestres com deficiência.

 

O vereador Léo Godói (PT) ressaltou que a falta de manutenção do passeio público não se restringe apenas aos imóveis particulares. “O Poder Público precisa dar o exemplo, cuidando de suas calçadas também”, afirmou.

 

Para o vereador Henrique Conti (PV), tanto a Prefeitura quanto a população precisam se conscientizar. "As pessoas que constroem as calçadas hoje se preocupam mais com a passagem dos seus carros do que com os pedestres (...) É importante uma preocupação do Poder Público, mas também deve haver consciência da população", discursou.

 

As regras elencadas no Código de Posturas do Município, que orientam como devem ser construídas as calçadas em Valinhos, foram lembradas pelo vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB). Segundo ele, as normas servem para garantir que o passeio público seja adequado aos pedestres. Sua ressalva foi com relação às pedras portuguesas. “Essas pedras não trazem conforto e segurança aos cadeirantes (...) Devemos preservar o que é histórico, mas é necessário debater o uso dessas pedras”, disse.

 

O vereador dr. Pedro Damiano (PR) destacou na tribuna projeto de lei de sua autoria que tramita na Câmara. O texto pretende tornar mais clara a legislação sobre construção de calçadas no município. Para o vereador, a proposta deve evitar o surgimento de degraus ou desníveis no passeio público. O projeto está tramitando nas comissões permanentes da Câmara.