Ângela Maluf em palestra na Câmara: “Não podemos mais morrer com um boletim de ocorrência nas mãos”

 

A noite da última terça-feira, 2, na Câmara, foi também de reflexão. Os vereadores e o público assistiram à palestra da pedagoga e primeira secretária da Mulher da cidade de Cotia (SP), Ângela Maluf. A palestra fez parte da campanha Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a Mulher, lei municipal de iniciativa do vereador Paulo Montero (Solidariedade). A falta de acolhimento às mulheres vítimas da violência foi apontada pela palestrante como um dos agravantes para que os abusos contra a mulher continuem. “Não podemos mais morrer com um boletim de ocorrência nas mãos”, afirmou.

 

Ângela reconheceu o avanço da Lei Maria da Penha para as mulheres. Segundo ela, antes da lei, em 2005, o homem era perdoado em troca do pagamento de uma cesta básica. “Hoje temos uma lei que nos protege. O que ainda falta melhorar é o acolhimento”, disse.

 

Para ela, são necessárias mudanças no atendimento das delegacias da Mulher de todo o país para que o quadro se reverta. Grande parte das delegacias, conforme informado pela palestrante, não abre à noite e nos finais de semana. “Só apanhamos em horário comercial”, discursou.

 

Também falta atenção especial às mulheres que vivem em situação vulnerável, segundo Ângela. “Não há espaço para acolhimento de mulheres com dependência química, por exemplo. É preciso pensar em políticas públicas para essas mulheres”.

 

Ângela Maluf defendeu maior participação feminina na política e nas universidades. Ela afirmou que a mulher tem que ser inserida no mercado de trabalho e, para isso, precisa de acesso à educação e de capacitação profissional. “Nós queremos dignidade, que nos preservem a vida (...) Essa batalha não é só minha, é de todos nós”, finalizou.

 

 

A cada 2 minutos, 5 mulheres agredidas

 

Após a palestra de Ângela Maluf, os vereadores se posicionaram sobre o assunto na tribuna. O vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) mostrou preocupação com a estatística que afirma que a cada 2 minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. Para ele, é preciso combater a violência. Popó afirmou que Valinhos tem motivo para se orgulhar, já que possui duas delegadas atuando na cidade. “Isso é um avanço para que as mulheres não se calem”, destacou.

 

Giba (PDT) também considerou tristes as estatísticas da violência e defendeu a abertura das delegacias da Mulher 24 horas por dia.

 

Kiko Beloni (PSDB) lembrou indicação de sua autoria, apresentada em agosto, que sugere à Guarda Municipal que monitore as mulheres vítimas da violência por contato telefônico diário.

 

Já o vereador Edson Batista (PSDB) pediu investimentos governamentais maiores em políticas públicas para as mulheres.

 

 

Reflexão

 

O vereador Paulo Montero (Solidariedade), autor da lei que criou a campanha Laço Branco – Homens pelo fim da violência contra a Mulher, discursou dizendo que a palestra de Ângela Maluf em noite de sessão ordinária contribuiu para a reflexão de todos. Ele aproveitou para cumprimentar o presidente da Casa, vereador Lorival Messias (PROS), e a equipe de comunicação do Legislativo por levar discussões de temas importantes para o plenário.

 

Por sua vez, o presidente Lorival destacou que a Câmara continuará promovendo palestras para conscientizar as autoridades e a população valinhense sobre os mais diferentes assuntos. No caso do Laço Branco, ele disse que a Câmara “sempre vai lembrar a campanha”.