“Temos de lembrar a consciência negra todos os dias”, afirma palestrante na Câmara

 

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Câmara recebeu, na sessão de terça-feira, 18, a coordenadora da escola Antônio Mamoni, Gisele Bevilácqua. Ela é conhecida pelo trabalho em prol da liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Na tribuna, Gisele expôs a trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades aos negros. “Temos de lembrar a consciência negra todos os dias”, afirmou. A palestra foi iniciativa do vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB).

 

Para Gisele, a educação é o principal caminho para acabar com o preconceito e promover a inclusão social. “Os negros são 6,8% da população brasileira e os pardos são praticamente metade. O preconceito existe, mas é escondido”, discursou.

 

O vereador Dinho (PCdoB) destacou que os negros sofrem injustiças e o preconceito está enraizado. “Nunca vi descendentes de escravos conseguirem algo da Justiça, como conseguem famílias de vítimas da ditadura”, afirmou.

 

Para o vereador Giba (PDT), a dívida que o Brasil tem com os negros é inquestionável. “O Dia da Consciência Negra é para lembrar todos nós de que um dia tivemos heróis nacionais anônimos. Africanos e índios que foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso país”.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) disse que ninguém deve ser desvalorizado nem por cor, nem por raça, “porque todos somos iguais”. “O homem é que cria as diferenças, todo esse preconceito. As oportunidades devem ser as mesmas para todos”, destacou.

 

Segundo o vereador César Rocha (PV), a igualdade de oportunidades é um dos objetivos da política de cotas. “Estatísticas mostram que os negros têm menos escolaridade, menos renda. As cotas são uma medida que busca a reparação social”.

 

O vereador Lorival Messias (PROS) agradeceu a presença de Gisele Bevilacqua e, junto com o vereador Rodrigo Popó, entregou a ela o voto de louvor e reconhecimento apresentado por Popó. “Sabemos o trabalho que tem feito na área da educação voltado à conscientização e à transformação da sociedade”, completou Lorival.