Lorival faz homenagem para comemorar Dia da Consciência Negra

 

Para marcar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, 20, o vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) apresentou voto de congratulações à Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos. A homenagem realizada na sessão desta terça-feira, 19, foi dirigida ao presidente da entidade, Osvaldo Renner de Souza. No intervalo da sessão, membros do Grupo de Capoeira Berimbau fizeram uma apresentação para o público.

 

A Associação Cultural Afro-Brasileira de Valinhos foi fundada em agosto de 2003. A entidade trabalha para o esclarecimento das questões relativas ao negro e luta pela inclusão do afrodescendente na sociedade. A diretoria da associação é composta por 16 membros.

 

O vereador Lorival elogiou as ações desenvolvidas por Osvaldo de Souza à frente da associação. “Faltando apenas dois meses para o sr. Osvaldo completar 80 anos de idade, ele ainda é um lutador das questões que envolvem os negros de todo o Brasil”, afirmou.

 

Sobre o Dia da Consciência Negra, Lorival destacou que o Brasil deve muito aos negros que ajudam a construir a riqueza do País, mas que pouco usufruem dela. “O momento é de reflexão para que o Brasil possa, a cada dia, progredir no reconhecimento àqueles que trabalharam e trabalham na construção de um país melhor”, finalizou.

 

Também nesta terça-feira, na sessão, por iniciativa do presidente Lorival e projeto aprovado em nome da mesa diretora da Câmara, foi executado o Hino à Bandeira. A sessão ocorreu exatamente no dia 19, data em que se comemora o Dia da Bandeira. Com a aprovação do projeto, a Câmara de Valinhos passa  a executar, uma vez por ano e sempre na sessão que antecede a comemoração, os hinos à Bandeira, Proclamação da República e Independência do Brasil. Já é lei a obrigatoriedade de execução dos hinos do Brasil e de Valinhos sempre na primeira sessão ordinária de cada mês.

 

 

Capoeira

 

A pedido do vereador Lorival, membros do Projeto Capoeira Pé no Chão, que pertence ao Grupo de Capoeira Berimbau, fizeram uma apresentação para o público que acompanhava a sessão da noite desta terça-feira, 19. Os capoeiristas do Bairro São Bento contam com os ensinamentos do professor Délio e do Mestre Mauro.