“Consciência Negra” é feriado em Valinhos

 

Assim como ocorre desde 2007, Valinhos comemora no próximo dia 20 de novembro o feriado da Consciência Negra por força de uma lei municipal aprovada na Câmara.

Desta vez, o feriado será “emendado” com o Dia da Proclamação da República, comemorado no próximo dia 15, quinta-feira.

O decreto 8195, assinado pelo prefeito Marcos José da Silva e publicado no boletim municipal do dia 5 de outubro, declara facultativo o ponto nas repartições públicas municipais nos dias 16 e 19 de novembro de 2012, relacionadas respectivamente à proclamação da República e do Dia Nacional da Consciência Negra.

Feriado municipal
A Consciência Negra consta na Lei Orgânica Municipal, em seu artigo 270, como feriado municipal. Além deste feriado, também é considerado feriado municipal o dia 20 de janeiro (dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade); “Corpus Christi”, feriado móvel e Sexta-feira da Semana Santa, feriado móvel.

Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.