Dr. Moysés questiona se existem livros acessíveis para deficientes visuais na Biblioteca Municipal

Vereador também pede informações sobre alimentação nas escolas públicas

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentou requerimento, na sessão desta terça-feira (9/9), questionando se a Biblioteca Municipal disponibiliza livros acessíveis aos deficientes visuais. Segundo o vereador, pesquisa publicada pelo IBGE em 2010 indicou que existem 6,5 milhões de pessoas com essa deficiência no Brasil. No entanto, apenas 5% dos livros publicados no país podem ser lidos por esse público.

 

No requerimento encaminhado à Prefeitura, o vereador pergunta se existe projeto em Valinhos voltado à aquisição de livros acessíveis. Ele questiona ainda se a Biblioteca Municipal disponibiliza a Constituição Federal impressa no Sistema Braile.

 

“As bibliotecas municipais vêm ampliando cada vez mais os acervos desse material, com doações e também mediante leis municipais que contemplam a aquisição dos livros, já que é dever dos governos possibilitar igualdade aos cidadãos”, afirmou o vereador.

 

 

Merenda

 

Em requerimento apresentado nesta terça-feira, 9, o vereador dr. Moysés Abujadi pergunta se a Prefeitura possui programa para fornecimento de merenda diferenciada a crianças com problemas de saúde, como hipertensão, diabetes e hipoglicemia. Ele também questiona se todas as escolas da cidade possuem nutricionistas, e se os cardápios com a merenda escolar são divulgados com antecedência.

 

O requerimento foi encaminhado à Prefeitura.