Transferência da Biblioteca Municipal é discutida pelos vereadores durante a sessão

 

A saída da Biblioteca Municipal “Dr. Mário Corrêa Lousada” da Rua Itália para a Rua José Milani, no Centro, foi discutida pelos vereadores na sessão desta terça-feira (3). O vereador Franklin (PSDB) disse que a população já está acostumada com o local e que só será a favor da transferência se a mudança for benéfica ao usuário. Ele e os vereadores Rodrigo Fagnani Popó (PSDB), André Amaral (PSDB) e Mauro Penido (PPS) assinaram uma moção, que será encaminhada ao prefeito Orestes Previtale (PMDB).

 

Durante seu discurso na tribuna, Franklin destacou que o lugar onde hoje está a biblioteca não tem cobrança de estacionamento e há acessibilidade para pessoas com deficiência. “Segundo informações que temos, o acervo vai para um prédio que não tem acessibilidade”, disse.

 

O vereador Mayr (PV) lamentou a transferência da biblioteca. “É um local totalmente plano, adaptado para as pessoas com deficiência. Um prédio onde já se fez vários eventos culturais, um local apropriado, sem zona azul. É uma perda muito grande para a área da Cultura (...) Espero que esse novo local tenha espaço físico para abrigar todos os livros”, afirmou.

 

Segundo a vereadora Dalva Berto (PMDB), que é líder do Governo na Câmara, a transferência da biblioteca faz parte de uma readequação dos prédios públicos para melhor atender a população. “A biblioteca não vai fechar. Está sendo transferida para o prédio onde foi a Secretaria da Educação, mais próximo do centro da cidade”, informou. A vereadora destacou ainda que no lugar da biblioteca deve ser instalada uma Unidade Básica de Saúde. “O prédio é grande, vai atender muito bem à Saúde”, ressaltou.

 

O vereador Giba (PMDB) pontuou que a mudança também contribuirá na redução de gastos com pagamento de aluguéis. “A UBS Central vai ser direcionada para onde está a biblioteca hoje e vai sair do aluguel (...) Essa política de reduzir os gastos com aluguel está sendo positiva e deve continuar”, concluiu.