Fórum na Câmara discute ações regionais sobre tráfico de pessoas e moradores de rua

Autoridade da Secretaria Estadual da Defesa da Cidadania trará experiência governamental

 

A necessidade da elaboração de políticas públicas para resolver problemas relacionados à assistência social é um dos assuntos que será discutido no Fórum Regional: “Tráfico de Pessoas, Trabalho Escravo e Pessoa em Situação de Rua”. O evento será na Câmara de Valinhos, durante toda a manhã do dia 21 de maio, e envolverá autoridades das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas. A população terá a oportunidade de entender os temas com palestrantes que trabalham em entidades e órgãos, cujo principal objetivo é resgatar a cidadania.

 

O fórum pretende discutir ações conjuntas entre as cidades da região para aprimorar o serviço de assistência social nos municípios. A intenção é envolver autoridades na busca por políticas públicas eficazes. Os conselhos vinculados à assistência social, como os CRAS e os CREAS, devem participar do fórum, assim como conselhos municipais, entidades filantrópicas e conselhos tutelares.

 

O evento é promovido pela Câmara de Valinhos, em parceria com o Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, Prefeitura e Conselho Municipal de Assistência Social de Valinhos.

 

Para o presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Lorival Messias de Oliveira, tanto o tráfico de pessoas quanto as pessoas em situação de rua são problemas que precisam ser debatidos em conjunto com as 20 cidades da RMC. “Tenho andado por todas as cidades da região e o problema das pessoas em situação de rua está escancarado; o tráfico é silencioso, mas não menos crítico. O Fórum servirá para iniciarmos um trabalho em conjunto”, frisou Lorival.

 

A programação do fórum começa às 8h, com café da manhã e registro de autoridades.

 

Às 9h30, haverá a palestra ‘Experiência positiva no acolhimento de pessoa em situação de rua’. O palestrante será o coordenador técnico do Instituto Vida Renovada, Lindisley Cotten.

 

Às 10h30, a coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Estadual de Defesa da Cidadania, Juliana Felicidade Armedi, vai falar sobre o tráfico humano. O tema ganhou destaque nos últimos anos com a novela Salve Jorge e também foi discutido na Campanha da Fraternidade deste ano. Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas são exploradas pelo tráfico atualmente.

 

Às 11h, o espaço será aberto para debates e encaminhamentos regionais.

 

O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET Digital, e pelo site camaravalinhos.sp.gov.br (Link TV Câmara).

 

A Câmara de Valinhos fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.