Lobo sugere programa para incentivar hábito de vida saudável

 

O vereador Lobo (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (8/04), projeto de lei que cria o programa “Valinhos mais saudável”. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população por meio da prática esportiva, da reeducação alimentar e do controle do tabagismo. O texto está em análise das comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

 

Lobo explicou que o público-alvo do projeto são principalmente os idosos e as pessoas com deficiência. Para atender esses grupos, o projeto prevê a criação de núcleos adaptados para a prática de atividades físicas. A construção dos espaços poderia ser feita através de convênios com os órgãos públicos ou com a iniciativa privada.

 

Segundo o vereador, dados da ANS – Agência Nacional de Saúde – indicam que 40% dos gastos da rede pública de saúde são com doenças que podem ser evitadas com a prática regular de exercícios físicos. “A execução do programa certamente vai melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos, contribuindo para a redução do número de consultas em unidades básicas de saúde e para a redução do consumo de medicamentos”, completou Lobo.