Lei sugerida pelo vereador Lobo cria programa ‘Valinhos mais Saudável’

 

A edição da Imprensa Oficial desta sexta-feira, 12, publicou a Lei 5.028/2014, que institui o programa ‘Valinhos mais Saudável’. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população por meio da prática esportiva, da reeducação alimentar e do controle do tabagismo. A legislação foi proposta pelo vereador Lobo (PDT).

 

Lobo explicou que o público-alvo do programa são principalmente os idosos e as pessoas com deficiência. Para atender esses grupos, a lei determina a criação de núcleos adaptados para a prática de atividades físicas. A construção dos espaços poderá ser feita por meio de convênios com os órgãos públicos ou com a iniciativa privada.

 

Quando apresentou o projeto de lei, o vereador destacou dados da ANS – Agência Nacional de Saúde – que indicam que 40% dos gastos da rede pública de saúde são com doenças que podem ser evitadas com a prática regular de exercícios físicos. “A execução do programa certamente vai melhorar a qualidade de vida de nossos cidadãos, contribuindo para a redução do número de consultas em unidades básicas de saúde e para a redução do consumo de medicamentos”, afirmou Lobo na ocasião.