Presidente do DAEV vai à Câmara e diz que rodízio no abastecimento “vem fazer justiça”

 

O presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos, Luiz Mayr, compareceu à sessão da Câmara desta terça-feira (11/02) e afirmou que o rodízio no abastecimento da cidade é uma forma de fazer justiça. Ele destacou que todas as regiões do município são atingidas pelo racionamento e não apenas os bairros mais distantes. A visita de Mayr, que também é vice-prefeito, foi confirmada após convite do presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS). Desde o início, Mayr se colocou à disposição dos vereadores.

 

Mayr ressaltou que Valinhos foi uma das primeiras cidades da região a fazer campanhas de conscientização. Mesmo assim, segundo ele, o consumo de água aumentou 20% nos últimos dias. “O problema maior é na ETA I (Estação de Tratamento de Água I), que capta água das barragens internas. A economia de água é vital!”, alertou o presidente do DAEV.

 

Para reduzir o desperdício tanto da população quanto do DAEV, Mayr afirmou que as campanhas continuam e que hidrômetros estão sendo trocados. Multas para pessoas que usam água potável para lavagem de carros e calçadas também estão sendo aplicadas. Os vazamentos nos reservatórios – questionados pelo vereador Israel Scupenaro (PMDB) – entram em uma lista de prioridades. Mayr informou que os reservatórios com vazamentos maiores estão passando por reparos.

 

 

Desconto na conta

 

A possibilidade de descontos na conta de água para moradores que reduzirem o consumo foi descartada, em um primeiro momento, pelo presidente do DAEV. O vereador Lobo (PDT) foi quem questionou sobre esse incentivo aos que economizam água. “Ainda não há previsão. O DAEV precisa de investimentos e estamos em um cenário de queda da arrecadação”, respondeu Mayr.

 

Os investimentos, segundo o presidente do DAEV, já começaram. Atualmente, o DAEV acompanha em tempo real a situação dos reservatórios, tem investido em treinamento de funcionários, troca de equipamentos e ampliação da ETA II, no Jardim Pinheiros. “O investimento não acompanhou o crescimento da cidade”, constatou Mayr.

 

 

Crescimento x investimento

 

A aprovação de grande número de loteamentos e condomínios em anos anteriores foi levantada pelo vereador Henrique Conti (PV) como agravante para a situação de falta de água. “A revisão no Plano Diretor é a oportunidade que temos para traçar o futuro da cidade”, disse o presidente do DAEV, ponderando que o problema também é climático. Paulo Montero (Solidariedade) lembrou que existe lei obrigando obras públicas e particulares a instalarem cisternas, mas que a legislação não é cumprida.

 

 

Transparência

 

Lorival disse que a presença de Mayr foi uma oportunidade para que os vereadores conheçam a realidade do município e também conscientizem a população. O presidente da Câmara lembrou que visitou as instalações do DAEV e convidou os demais vereadores a fazerem o mesmo.

 

O vereador Rodrigo Popó (PSDB) destacou que “os vereadores não aproveitaram a situação crítica para fazer politicagem”. “Essa postura mostra a maturidade do Parlamento”, completou.

 

Os vereadores Léo Godói (PT), Dinho (PCdoB), dr. Moysés Abujadi (PSD), Tunico (PMDB) e Rodrigo Popó (PSDB) também fizeram perguntas ao presidente do DAEV, Luiz Mayr.