Projeto do vereador César Rocha estabelece locais para recolhimento de lixo eletrônico

Vereador também pede informações sobre possíveis experimentos envolvendo animais no município

 

O vereador César Rocha (PV) apresentou, na sessão desta terça-feira (4/02), projeto de lei que estabelece locais para que a população possa deixar equipamentos como computadores, rádios, celulares, televisores e impressoras que estão fora de uso. O chamado lixo eletrônico tem crescido no Brasil em razão do lançamento de novas tecnologias e do aumento do poder de compra da população.

 

De acordo com o projeto em tramitação na Câmara, a Prefeitura seria responsável por definir quais locais seriam reservados para o depósito do lixo eletrônico, bem como pela destinação adequada do material. Para manter o serviço, o Poder Executivo estaria autorizado a firmar convênio com empresas, ONGs ou outras associações ligadas à preservação do meio ambiente.

 

Para o vereador César Rocha, disponibilizar um lugar adequado para a população deixar o lixo eletrônico é uma forma de proteger o ambiente e também de obter renda. No projeto, o vereador destaca que os lucros obtidos com a venda do material poderiam ser usados para financiar o próprio projeto. “A renda pode ser destinada à ampliação do programa, assim como para a capacitação de pessoal e melhorias”, afirmou.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

 

 

Experimentos envolvendo animais

 

Requerimento apresentado pelo vereador César Rocha na sessão desta terça-feira, 4, solicita informações à Prefeitura sobre a possível existência de laboratórios ou empresas no município que fazem experimentos em animais. No documento, ele pergunta quais são esses estabelecimentos, em que ramo atuam e há quanto tempo estão no mercado.

 

Ainda sobre o uso de animais em pesquisas, o vereador apresentou voto de aplausos e reconhecimento ao governador Geraldo Alckmin e ao deputado estadual Feliciano Filho pela aprovação e sanção da lei que proíbe testes com produtos cosméticos em animais.