Fórum de acessibilidade discute ações inclusivas para pessoas com deficiência

Evento terá participação de especialistas e de autoridades; toda a população está convidada

 

A Câmara de Valinhos abre as portas para receber a população, autoridades, especialistas e profissionais que querem discutir a acessibilidade no município. O fórum que vai debater o assunto acontece na quarta-feira, 11, às 19h, no plenário do Legislativo. A iniciativa partiu dos vereadores Rodrigo Popó (PSDB) e dr. Moysés Abujadi (PSD). Assim que ficou sabendo da proposta, o presidente da Casa, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), deu sinal verde para a realização do evento.

 

No encontro, haverá palestras com a deputada estadual Célia Leão (PSDB-SP) – que é cadeirante e há anos luta em prol das pessoas com deficiência; com a vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos, Lisandra de Souza; com a coordenadora do Pró-Visão, Maria Cristina Von Zuben; com a professora responsável pela educação inclusiva da Prefeitura de Valinhos, Mirian Lourdes Ferreira; e com a Prof. Dra. Regina Maria de Souza, que é do Grupo Surdo de Estudos da Unicamp. Além das palestras, haverá momento lúdico com a apresentação de uma peça teatral que utiliza a linguagem de sinais.

 

A proposta dos vereadores Rodrigo Popó e dr. Moysés Abujadi é que o fórum seja uma oportunidade para despertar a atenção da população e das autoridades para as necessidades e direitos da pessoa com deficiência. Segundo eles, o encontro vai servir como base para proposições futuras sobre acessibilidade . Os vereadores também ressaltam que será possível ouvir as demandas da sociedade.

 

O fórum acontece no mês em que se comemoram o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e o Dia Mundial sem Carro. De acordo com os vereadores que organizam o encontro, tratam-se de duas datas reservadas para a reflexão acerca da acessibilidade e mobilidade urbana. O movimento “Setembro Azul” também dedica o mês inteiro para mobilizar a sociedade pela defesa da inclusão e dos direitos das pessoas surdas.

 

Já está em tramitação na Câmara o projeto que prevê a realização de eventos, anualmente, durante a “Semana da Acessibilidade e Mobilidade Urbana”, no mês de setembro. O texto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e deve ser levado à votação nas próximas sessões. Com a aprovação do Projeto de Lei, Popó e dr. Moysés pretendem criar um fórum permanente de debates sobre a temática da acessibilidade e mobilidade urbana em conjunto com a sociedade.

 

O evento será transmitido, ao vivo, pela TV Câmara (canal 99 da NET analógica e 4 da NET Digital) e também pelo site www.camaravalinhos.sp.gov.br.

 

 

Agenda

Fórum de Debates “Acessibilidade Já!”

Data: 11 de setembro, quarta-feira

Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de Valinhos – Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59 – Residencial São Luiz.