Redes sociais e site da Câmara promovem inclusão de pessoas com deficiência visual

#PraCegoVer: Ilustração de hashtag na cor azul com o desenho de uma pessoa com deficiência segurando uma bengala. Embaixo está escrito a hashtag Pra Cego Ver

A partir desta terça-feira (19), as redes sociais e o site da Câmara Municipal de Valinhos passam a utilizar a descrição de imagens para auxiliar pessoas com deficiência visual no acompanhamento dos trabalhos legislativos. A novidade foi anunciada pela presidente Dalva Berto (MDB) como uma forma de inclusão social e de transparência, já que mais pessoas terão acesso à informação pública e oficial. Atualmente, outros estudos estão sendo feitos na Casa para ampliar a participação das pessoas com deficiência nos assuntos em discussão na cidade.

 

Todas as imagens postadas nas redes sociais e no site da Câmara serão acompanhadas da hashtag #ParaCegoVer e de uma descrição. Assim, as pessoas com deficiência visual que usam aplicativos de leitura de tela poderão entender também o que é retratado na imagem. A iniciativa da hashtag #PraCegoVer, que está ganhando apoiadores no Brasil inteiro, é da professora Patrícia Braille.

 

Para a presidente da Câmara, vereadora Dalva Berto, o Legislativo Valinhense dá um salto na acessibilidade com essa medida. “É uma medida simples, mas de um alcance social imensurável. É com a inclusão de todos que vamos construir uma cidade melhor, debatendo propostas e ideias”, afirmou.

 

Dalva Berto também anunciou novas ações de inclusão futuramente. “Minha proposta é ampliar ainda mais a acessibilidade na Câmara com a disponibilização do intérprete de LIBRAS em todas as sessões e audiências públicas e a implantação de uma ferramenta para traduzir e tornar acessível os textos do site em LIBRAS. Inclusão é um dever de todos nós”, concluiu.