Fórum na Câmara vai discutir direitos sociais das pessoas com câncer

O Grupo Rosa e Amor, em parceria com a Câmara, promoverá durante todo o dia 11 de setembro, no plenário do Legislativo, um fórum para discutir a efetivação e unificação dos direitos sociais das pessoas com câncer. A ideia é elaborar um documento com análise e reflexão dos principais envolvidos na causa para complementar e dar subsídios para melhorar o projeto de lei que institui o Estatuto do Portador de Câncer, projeto este que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado há um ano.

 

No fórum haverá debates e palestras com profissionais do Instituto Oncoguia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE) e com grupos de trabalho sobre as legislações vigentes. As palestras e as discussões vão contribuir para a plenária que será realizada no período da tarde, de onde sairá uma minuta com propostas e considerações para melhorarem o projeto do Estatuto do Portador de Câncer.

 

Na finalização dos debates, uma palestra com o tema “Alegria na Adversidade” levará mensagem de esperança ao público presente.

 

Segundo a Dra. Márcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor, o objetivo do fórum é que todos os direitos dos pacientes sejam amplamente divulgados. “Os direitos não podem ficar escondidos, sem que as pessoas saibam. Queremos que todo cidadão brasileiro portador de câncer tenha um Estatuto Nacional que defenda seus direitos”, afirma.        

O fórum é gratuito e aberto a todos os interessados. Para se inscrever ou consultar mais informações é preciso acessar o site www.gruporosaeamor.org.br/forum ou ligar no telefone (19) 3869-7899.

 

A Câmara fica na Rua Ângelo Antônio Schiavinato, 59, no Residencial São Luiz.

 

 

Confira abaixo a programação completa:

 

8h - 9h - Café da manhã na sede do Grupo Rosa e Amor, próximo à Câmara, na Avenida Joaquim Alves Corrêa, 3855.

9h15 - Abertura com a Dra. Márcia Camargo Franzese, presidente do Grupo Rosa e Amor, no plenário da Câmara.

9h30 - Início das Apresentações: mediador Dr. Tiago Farina Matos, do Instituto ONCOGUIA.

9h40 – Palestra “Jornada do paciente com câncer” com a Dra. Luciana Holtz, do Instituto ONCOGUIA.

10h00 – Palestra “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer” com a Dra. Susana Oliveira Botelho Ramalho, do CAISM/UNICAMP.

10h20 – Palestra “Cuidados Paliativos: um novo caminho?” com a Dra. Fernanda Proa Ferreira, da PUC-CAMPINAS.

10h40 – Palestra “Empoderar o paciente para que participe das decisões do seu tratamento” com Juares Pires de Sousa, da ABRALE.

11h00 – Palestra “Cumprimento da legislação vigente e direitos sociais da pessoa portadora de câncer” com o Dr. Tiago Farina Matos, do Instituto ONCOGUIA.

11h20 - Fechamento com o Dr. Tiago Farina Matos, do Instituto ONCOGUIA.

11h30 – 12h - Perguntas dos participantes aos palestrantes.

12h – 13h15 - Almoço

13h30 – 15h - Trabalhos em subgrupos por eixos temáticos.

15h15 – 17h – Plenária: condução de Silvia Elena Basetto Villas Boas - Apresentação da síntese dos subgrupos, compilação das propostas pela mesa e definição e aprovação das propostas finais.

17h – Palestra “Alegria na adversidade” com Wellington Nogueira.

17h30 - Encerramento

 

Grupo Rosa e Amor

 

O Grupo Rosa e Amor é um espaço que oferece apoio multidisciplinar em assistência social, enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, além de terapias integrativas e apoio jurídico. Há também atividades em grupo com objetivo terapêutico e educacional, para o fortalecimento de vínculos, com práticas corporais, de lazer e cultura, para as usuárias e familiares.