Oitivas da CPI das senhas retornam no próximo dia 31

O objetivo é ouvir novos contribuintes e funcionários da Prefeitura; nomes não foram divulgados

 

A CPI das Senhas, que investiga o suposto esquema do uso de senhas de acesso aos arquivos da Prefeitura para fraudar o sistema de arrecadação do município, realizará a próxima oitiva no dia 31 de outubro, a partir das 14 horas, no plenário da Câmara.

A data foi definida na reunião realizada no último dia 18, em que estiveram presentes os vereadores Lourivaldo Messias de Oliveira (PT), Clayton Machado (PSDB), Israel Scupenaro (PMDB) e Antonio Soares Gomes Filho, o Tunico (PMDB).

Para esta fase final deverão ser ouvidos contribuintes e funcionários da Prefeitura. A lista não foi divulgada.

De acordo com o presidente da comissão, vereador Lorival, será mais uma oportunidade para esclarecer alguns fatos. “São pessoas que irão colaborar com nossas investigações para que possamos esclarecer alguns pontos e auxiliar nas informações que deverão constar em nosso relatório final”, afirmou.

Entenda o caso
A CPI das senhas foi instalada em setembro de 2011, após os vereadores acompanharem resultados da sindicância realizada pela Prefeitura que constatou a fraude no sistema de arrecadação tributária do município.

De acordo com o trabalho realizado pela sindicância, mais de 400 baixas irregulares foram dadas no sistema, contabilizando um prejuízo de mais de 207 mil reais. Também foi verificado que 6 usuários (logins) do departamento de dívida ativa e execução fiscal foram identificados como possíveis responsáveis por essas alterações.

Além dos funcionários, a Prefeitura também ouviu munícipes que foram até o departamento de dívida ativa e execução fiscal, retiraram guias, efetuaram o pagamento no próprio banco localizado no Paço Municipal e tiveram o pagamento estornado. Há casos de contribuintes que deixavam o dinheiro em espécie para que os próprios funcionários realizassem o pagamento.

Até agora foram ouvidas 28 testemunhas entre servidores, munícipes, funcionários e ex-funcionários do Posto de Atendimento Bancário (PAB) da Prefeitura em mais de vinte e quatro horas de depoimentos.

A CPI é formada pelos vereadores: Lourivaldo Messias de Oliveira - PT (presidente); Clayton Machado - PSDB (relator); Egivan Lobo Correia- PDT; Israel Scupenaro – PMDB; Antonio Soares Gomes Filho – PMDB; João Moysés Abujadi- PSD e José Henrique Conti – PV.