Funcionários citados em sindicância serão ouvidos na CPI das senhas

A terceira oitiva foi antecipada para quarta-feira (9/5)

 

Alguns servidores públicos citados na sindicância realizada pela Prefeitura e alvo de investigações dos vereadores na CPI das senhas que investiga irregularidades no uso de senhas de acesso aos arquivos da municipalidade para fraudar o sistema de arrecadação serão ouvidos na próxima quarta-feira (9/5), a partir das 13 horas, na Câmara Municipal. Todas as oitivas da CPI serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara (99 Net Valinhos).

Os depoimentos fazem parte da CPI montada na Câmara que já ouviu diretores do departamento de dívida ativa, procurador e munícipes lesados com a suposta fraude. Além de funcionários que tiveram seus registros apontados como possíveis responsáveis por baixas irregulares no sistema, também foram convidados a depor alguns munícipes que não participaram da última oitiva. A lista com os nomes não foi divulgada.

Entenda o caso
A CPI das senhas foi instalada em setembro de 2011, após os vereadores acompanharem resultados da sindicância realizada pela Prefeitura que constatou a fraude no sistema de arrecadação tributária do município.

De acordo com o trabalho realizado pela sindicância, cerca de 322 baixas irregulares foram dadas no sistema, contabilizando um prejuízo de mais de 207 mil reais. Também foi verificado que 6 usuários (logins) do departamento de dívida ativa foram identificados como possíveis responsáveis por essas alterações.

Até agora, apenas o funcionário Alexandre José Morasi foi apontado como um dos responsáveis pela manipulação indevida no sistema e, mesmo depois de afastado e com todas as investigações em curso constatou-se, ainda, 43 alterações na situação contábil de contribuintes.

Além dos funcionários, a Prefeitura também ouviu munícipes que foram até o departamento de dívida ativa, retiraram guias, efetuaram o pagamento no próprio banco localizado no Paço Municipal e tiveram o pagamento estornado. Há casos de contribuintes que deixavam o dinheiro em espécie para que os próprios funcionários realizassem o pagamento.

A CPI é formada pelos vereadores: Lourivaldo Messias de Oliveira - PT (presidente); Clayton Machado - PSDB (relator); Egivan Lobo Correia- PDT; Israel Scupenaro – PMDB; Antonio Soares Gomes Filho – PMDB; João Moysés Abujadi- PSD e José Henrique Conti – PV.

Transmissão ao vivo pela TV Câmara
Atendendo a solicitação do presidente da Comissão, a TV Câmara, por meio do canal 99 da NET, exibirá ao vivo os depoimentos dos convocados, a partir das 13 horas, como ocorreu com a ultima oitiva em que também foi reprisada a primeira sessão de depoimentos.