Relatório da CPI do Valiprev será encaminhado ao Ministério Público

CPI da Recoopera também teve conclusão apresentada em plenário

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito aberta para investigar possíveis irregularidades no concurso público do Valiprev será encaminhado ao Ministério Público a pedido do presidente da comissão, vereador Alécio Cau (PDT). O projeto de resolução que trata do desfecho da CPI foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça-feira (23). O relatório, produzido pelo vereador César Rocha (Rede),  ratifica o relatório do Conselho Administrativo do Valiprev, sem qualquer ressalva, opinando pela manutenção do que foi recomendado pelos conselheiros, ou seja, a anulação definitiva do concurso público. 

 

O presidente da CPI destacou a lisura dos trabalhos da comissão. “Ouvimos todas as partes envolvidas, garantindo o direito de ampla defesa e do contraditório, chamando inclusive pessoas para depor mais de uma vez para sanar dúvidas e contradições ao longo das oitivas. Ao todo foram cinco dias de oitivas e 13 pessoas ouvidas. Considero o desfecho, que é resultado desse trabalho sério, muito positivo. É importante destacar que uma CPI não tem função punitiva e sim investigativa. Agora, a Casa vai encaminhar o processo ao MP para que a Justiça avalie o material e examine as possíveis punições, caso julgue necessário”, concluiu Alécio Cau.

 

De acordo com o relatório final, “nenhuma das partes ouvidas logrou êxito” em determinar de que maneira a empresa INDEC, responsável pela organização das provas, tomou conhecimento do concurso ou foi chamada para apresentar sua proposta. O relator também destaca que, embora a assessoria jurídica tenha apresentado parecer a favor da legalidade da contratação da empresa, faltou fazer o que chamou de “levantamentos simples e básicos”, “como pesquisar junto ao Tribunal de Justiça ações que justamente questionassem sua idoneidade”.

 

Outro equívoco, de acordo com o relatório, foi a formação de uma comissão organizadora que “não participou do processo de pedido de informações a empresas interessadas, da análise de documentos, nem sequer, na prática, da realização na data das provas”.

 

Diante disso, o relatório conclui que o prefeito Orestes Previtale (PSB) “agiu acertadamente, exigindo apurações e a imediata suspensão de qualquer ato proveniente deste concurso”.

 

A CPI do Valiprev foi aberta em março após suspeitas de favorecimento de dois candidatos que foram aprovados em primeiro lugar para os cargos de Analista de Benefícios Previdenciários e Assessor Jurídico. Na época, o pedido foi assinado por todos os vereadores.

 

 

CPI da Recoopera

 

Na sessão desta terça-feira (23) também foi lido em plenário a conclusão do relatório da CPI que apurou fatos relacionados à desocupação do imóvel onde funcionava a cooperativa Recoopera. No documento, o relator Giba (MDB) concluiu que “após as oitivas e análise dos documentos juntados ao processo, sendo a permissão [de uso do imóvel] um ato precário, não se vislumbram irregularidades nas ações do Executivo Municipal, não ensejando qualquer outra ação que não seu arquivamento”.

 

O relatório deve ser votado nas próximas sessões.